Postado por: Agência d3b

A importância do marketing para franquia

O marketing para franquia é de extrema importância e fundamental para alcançar excelentes resultados. Pode parecer um tanto quanto complexo de imaginar, pois, são várias unidades de uma mesma marca. A pergunta de muitos é: até onde a franqueadora disponibiliza marketing e qual é o marketing que o franqueado precisa investir?

Antes de todas as formas de comunicação e marketing para franquia, você tem que saber de um detalhe, olhar e analisar atentamente o Manuel da Franquia disponibilizado pela franqueadora, nele tem normas e regras que precisam ser seguidas. É com base nele que saberá até onde pode agir para fazer as estratégias mais viáveis do seu negócio seguindo as regras.

O que a franqueadora disponibiliza?

Na maioria das vezes o marketing que a marca franqueadora irá disponibilizar, é toda a parte visual e, em alguns casos, a parte estratégica. Dentro dessa parte de estratégia pode haver promoções, sendo elas de descontos, folders, brindes, unidades extras de um produto e/ou serviço, bônus, etc. Se a marca possuir uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF), onde o franqueado poderá receber todo o suporte e ajuda da franqueadora, o setor será encarregado de comunicar essas promoções e enviar as artes de divulgação.

Franquia

A maioria das franquias oferecem as estratégias para que o plano de marketing para franquia esteja alinhado com o plano de expansão da marca, seja ela nacional ou internacional. O plano de expansão envolve questões culturais e regionais e é muito importante que a franqueadora tenha este plano traçado. Pois, se houver qualquer problema na comunicação, será mais fácil de resolver se o marketing estiver centralizado em um único local. É um assunto delicado, pois a comunicação precisa estar de acordo com toda a identidade da marca. É bem provável que neste modelo, a franqueadora tenha mais limitações em relação a terceirizar este tipo de serviço, então acaba que terá que utilizar somente o material que o marketing interno produzir.

Time interno de marketing

Algumas contam também com um time de marketing interno que funcionará basicamente como se fosse uma agência. Eles disponibilizarão todo material necessário que precisar para que suas vendas sejam bem-sucedidas. Por exemplo, se você quiser fazer um sorteio de produto ou serviço, claro que isso precisa estar autorizado no Manual da Franquia e contrato, você pode solicitar ao setor de marketing da marca o material que precisa.

Outra coisa muito bacana das franqueadoras que possuem marketing interno, é que quando é solicitado um material, não precisa investir neste tipo de mão de obra. Se não houvesse esse setor na franqueadora você precisaria investir. Portanto, teria que contratar um profissional só para desenvolver o material. O investimento então é bem baixo. Vamos imaginar que o franqueado quer fazer materiais impressos, ao invés de investir na arte e impressão, o empresário precisará arcar somente com a impressão.

Fica evidente, portanto, que o marketing para franquia é de extrema importância, tanto para a franqueadora quanto para o franqueado. Fazendo com que através desse serviço de marketing seu negócio se torna evidente no mercado e conquiste o tão desejado sucesso.

Artigo escrito por Douglas Donegá, Cofundador da Agência d3b