3 dicas para aumentar suas vendas no ramo de Fotografia

Artigo 3 dicas para aumentar suas vendas no ramo de Fotografia escrito por agência D3B

Nem só de indicação sobrevive um fotógrafo. Separamos 3 dicas para aumentar suas vendas no ramo de fotografia e prospectar mais!

É comum para quem trabalha no ramo de fotografia, conseguir clientes na base da indicação, mas e quando as indicações não estão fluindo? É o momento que deve-se revisar a forma que você está procurando e prospectando clientes. Você é fotógrafo e está na fase onde precisa de algumas dicas de vendas para tirar o seu negócio do lugar? Ou então, está começando no ramo e quer saber como prospectar clientes?

A Equipe D3B  separou 3 dicas para aumentar suas vendas no ramo de Fotografia. Para começar, você precisa ter em mente que assim como todo segmento existente no mercado, a fotografia tem seus desafios na hora de prospectar clientes. Entretanto, isso não deve fazer com que te desanime, por isso trouxemos esse conteúdo para te ajudar e fazer com que melhore suas estratégias de prospecção. A ferramenta mais poderosa que temos atualmente é a internet e por isso, selecionamos algumas práticas utilizadas em estratégias de Marketing Digital para você aplicar no seu negócio de fotografia.

1- Sua imagem na internet

A primeira dica na verdade é uma pergunta que você deve se fazer ao organizar seu trabalho na internet é: “Onde está o meu portfólio?”. Ele está só nas redes sociais? Tem um site? Ou você utiliza plataformas que oferecem um link para seu portfólio? Se você tem todos esses, ou pelo menos um deles, já é um passo para você começar a sua prospecção utilizando ferramentas de Marketing Digital e conseguir aumentar suas vendas.

Quais canais usar?

Quando o assunto é fotografia, as pessoas estão dispostas a ver imagens bonitas, mas para isso precisam ter fácil acesso à elas. Então pense bem onde vai colocá-las. O Instagram é um ótimo canal para postar suas fotos, já que é uma mídia social visual, ou seja, o foco dela são fotos. Também é bacana pensar em canais que podem ser respostas das pesquisas de um cliente em potencial no Google, o Pinterest é ótimo para isso e lá é possível colocar um link na foto, podendo ser tanto de uma rede social quanto o seu site. 

Um canal que é pouco utilizado, mas faz uma enorme diferença é o Linkedin. “Ah, mas o que vou fazer lá? É preciso entender que precisa mostrar que você trabalha de forma profissional. Hoje a relevância do Linkedin no ramo empresarial é tão grande que algumas empresas e até pessoas físicas buscam pelo perfil pelo Linkedin e conferir o histórico empresarial. Lá também dá para criar uma página para sua empresa e não só interagir e postar conteúdos pelo perfil pessoal.

2- Marketing de Conteúdo

Caso você tenha um site, a primeira dica de estratégia de conteúdo que te damos é: crie um blog. Ele vai servir para atrair e nutrir seus clientes em potencial com informações relevantes, e assim aumentar os acessos no seu site. Isso acontece, pois quando pesquisamos qualquer coisa no Google, as respostas que aparecem, a maioria das vezes  vem de blogs. Entretanto quando essas respostas não são encontradas, o algoritmo procura nas redes sociais algo que já tenha sido mencionado de acordo com as palavras chaves encontradas pelo SEO. Imagine que uma cliente esteja procurando por decoração de casamento e encontra um artigo sobre o assunto no seu blog, passa a navegar no seu site e descobre que você trabalha com fotografia e vê seus trabalhos. A chance dela fechar um negócio com você é muito maior e consequentemente vai aumentar suas vendas.

Onde mais criar conteúdo?

Além de artigos, caso você não tenha um site ainda, pode então criar conteúdo nas redes sociais. É importante criar conteúdo, então ainda como dica, utilize os formatos estáticos e vídeos para informar seus seguidores. Por exemplo, você pode criar um vídeo no IGTV falando do seu equipamento, para o que ele serve, suas especialidades, qual a sua especialidade no ramo da fotografia e etc. Com a criação de conteúdo é possível estreitar o relacionamento com os clientes e melhorar a sua reputação no mercado.

Gerar interesse é muito importante, então caso você tenha clientes que já deram algum feedback sobre o seu trabalho, peça para que gravem um vídeo, ou até mesmo escrevam um texto falando o que achou da experiência de ter contratado um serviço seu. Você pode também pensar nas perguntas frequentes que as pessoas fazem e gravar uma série de vídeos, criar um destaque no Instagram ou até mesmo ser posts no feed. Assim você envolve pessoas que também tem essa dúvida e às vezes era só isso que ela precisava saber para te contratar. É nesses momentos que a criação de conteúdo é importante estar presente na sua estratégia, podendo então aumentar suas vendas.

3- Marketing Digital para aumentar suas vendas

A terceira dica, e a que deve ser atrelada às anteriores: trabalhar com o Marketing Digital. A partir do momento que você presta um serviço, por mais que seja você, por mais que seja o seu nome, automaticamente vira uma empresa. Então é preciso fazer marketing e publicidade do serviço que você presta de maneira que as pessoas sintam interesse em adquirir. 

Com o conteúdo do blog, Facebook e Instagram alinhado, você pode se aprofundar melhor em vendas online e utilizar práticas citadas nesse artigo: Marketing Digital para empresas. Para que você alcance mais pessoas para ver esse conteúdo que está criando, é possível pagar por visualizações. Com o Google ADS e o Facebook ADS é possível investir pouquíssimo e ainda sim conseguir alcançar várias pessoas que têm interesse no seu segmento. 

É muito importante que mantenha o contato com seus clientes e por isso o email é uma ferramenta poderosa para isso. Ele não serve apenas para enviar arquivos, as pessoas hoje em dia utilizam para absolutamente tudo e as empresas utilizam muito o email marketing. Experimente utilizar ferramentas que oferecem fluxos que possibilitam fazer vários envios de uma vez só  e pegue os clientes no qual você já trocou emails e envie alguma promoção exclusiva. É preciso se atentar para que tenha no seu site ou blogs, alguns CTAS para que visitantes deixem o email e recebam novidades sobre o seu negócio.

Com essas dicas é fundamental que aplique-as em conjunto e verá como essas práticas podem aumentar suas vendas e seus cliques!

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