5 motivos para te convencer que Marketing Digital realmente funciona

5 motivos para te convencer que Marketing Digital realmente funciona escrito pela agência D3B

Em pleno 2021, onde ele virou necessidade, há quem duvide de sua efetividade. Seja por qualquer motivo, o que temos a te dizer é que o Marketing Digital realmente funciona e alcança pessoas de todo o mundo. Por isso, nós da Equipe D3B desenvolvemos esse artigo para te convencer disso. 

É muito comum algumas pessoas não acreditarem no Marketing Digital, umas por que passaram por alguma experiência que não trouxe resultados, outras por acharem que o off-line dá mais retorno.

Entretanto é preciso ressaltar que muitos não sabem o que é realmente o Marketing Digital; quais são as possíveis estratégias, e na maioria das vezes acham que devem focar seus esforços somente nas redes sociais, porém não é bem assim.

São vários os canais existentes no ambiente online, então uma dica: aprenda mais sobre ele. Assim você saberá exatamente o que sua empresa precisa, assim você vai saber o que e como contratar.

1- Se você não está na internet, você não existe

Quando as pessoas sentem a necessidade de adquirir um produto ou serviço, a primeira coisa que elas fazem é procurar na internet. Ver não só opções, mas variações de preços, tipos, formas de pagamento e quem fornece. É importante estar lá, não só nas redes sociais, mas em outros canais também. Existem vários em que sua empresa pode estar, por exemplo, um perfil no Google Meu Negócio é uma delas.

Um exemplo que o Marketing Digital realmente funciona são de grandes lojas como, Casas Bahia e Magazine Luiza, começaram no offline com loja física, hoje tem grande presença também no online. Lembrando que não se trata somente de redes sociais como Facebook e Instagram, eles também utilizam estratégias como remarketing, ADS e e-mail marketing.

2- Alcance mais pessoas por menos com Marketing Digital

Quem utiliza o Marketing Digital, sabe a quantidade de pessoas que dá para alcançar e que realmente funciona. Isso pois na internet há vários meios de alcançar pessoas, podendo ser de maneira gratuita ou paga.

Antes de começar, você precisa analisar qual estrutura sua empresa possui no ambiente online. Se pergunte o que precisa ser melhorado de acordo com as metas que pretende alcançar, assim é mais fácil de definir um planejamento.

Vamos supor que você tenha uma empresa que vende sapatos, que possui vários modelos e por isso precisa de um e-commerce. O seu site por si só não atrai pessoas automaticamente, ele é apenas uma ferramenta que vai ajudar nas vendas. Então para levar mais pessoas à sua loja na internet, é possível você pode fazer os patrocinados.

Com o Facebook Ads e o Google Ads, é possível colocar uma quantia de dinheiro e fazer com que um anúncio apareça somente para as pessoas que você definir como público alvo, ou seja, quando tem a possibilidade de segmentar o seu público, não existe desperdício de dinheiro, pois você investiu só no público que realmente compraria. Mesmo que alguém que viu o seu anúncio não compre, ele pelo menos sabe que sua empresa existe.

Ah, mas tem uma forma gratuita de alcançar mais pessoas para o meu e-commerce? Sim, existe essa possibilidade através da criação de conteúdo em blogs, onde você cria artigos relacionados ao seu segmento.

Voltando ao nosso exemplo da empresa de sapatos, você poderia nesse caso criar artigos como “Sapatos que combinam com vestido curto” ou “Tendências de sapatos masculinos”, fazendo com que pessoas que busquem sobre esse assunto, leiam o seu artigo e consequentemente passar a conhecer a sua empresa. Também é possível alcançar as pessoas pelas redes sociais, vídeos, e-mails e outros.

3- Autoridade leva à preferência 

Quando se utiliza as ferramentas digitais para criar conteúdos relevantes, é possível fazer com que você se torne autoridade no ramo em que se encontra. Um meio muito comum de fazer isso é o blog. Nele, como dito antes, é onde você vai abordar um tema e falar sobre ele de forma que qualquer pessoa que leia, possa entender.

Você ensinando sobre um assunto que você domina, que no caso faz parte do seu segmento, faz com que as pessoas sempre busquem respostas pelo seu blog. Toda vez que ela sentir dúvida sobre algo relacionado ao segmento, quando ela fizer uma busca, em meio a vários resultados de pesquisa, a preferência vai ser por um artigo escrito por você.

Consequentemente, quando elas sentirem necessidade de comprar um produto ou serviço que sua empresa oferece, vão preferir comprar de você, ou se elas conhecem alguém que está buscando, vão te indicar.

Um exemplo de empresa que utiliza o blog é a Uber, no caso é um blog de notícias sobre a empresa.

Blog do Uber utilizado no Marketing Digital, mostrando que realmente funciona para alcançar pessoas.

Já a Nubank tem um blog onde coloca dicas sobre finanças e notícias relacionadas ao segmento.

Blog da Nubank utilizado no Marketing Digital, mostrando que realmente funciona para alcançar pessoas.

4- Fidelização através do Marketing Digital, realmente funciona?

Quando você trabalha com o Marketing Digital na sua empresa, consegue ver que a fidelização se torna mais “fácil” de certa forma. Contudo você precisa produzir sempre. Afinal, uma vez que as pessoas começam a acompanhar o seu conteúdo, a chance dela ficar mais perto e colocar sua empresa como preferência por mais tempo, é muito maior.

Dessa forma, ela volta a comprar com você e, como dito antes, pode indicar para pessoas próximas a ela.

5- O esperado faturamento 

O tão almejado é conquistado quando está tudo alinhado.

Aqui na D3B temos um case de cliente que passou de R$3.000,00 de faturamento por mês para R$40.000,00. Isso tudo com um planejamento de estratégias de Marketing Digital de acordo com a necessidade e ambiente que ele se encontrava.

Afinal quando você aplica o Marketing Digital, ele funciona a favor da sua empresa, pois é possível fazer mensuração de dados, ou seja, você tem controle completo de onde e como investiu, e retorno do investimento. O investimento pode ser feito em ADS, como citado anteriormente.

Tudo o que você precisa colocar em mente é que se o seu negócio precisa se adaptar de acordo com os novos costumes dos consumidores, sempre analisar onde as pessoas estão, o que elas querem consumir, como chamar a atenção delas e de que forma.

Além disso, criar uma constância na vida delas de forma que elas se lembrem sempre da sua empresa, o Marketing Digital é um conjunto de estratégias para que o seu negócio esteja online junto com as pessoas, já que as mesmas estão sempre conectadas , use-a a seu favor.

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