7 dicas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce

O comércio online está cada vez mais forte no mundo. Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas compram pela internet por ano. Porém, apesar do sucesso do e-commerce, a taxa de conversão média de um comércio eletrônico é de apenas 2%! Ou seja: se 100 pessoas acessarem sua loja virtual, apenas 2 vão comprar.

Por isso, é muito importante otimizar as conversões do seu site – afinal, você é capaz de vender mais sem precisar falar com um maior número de pessoas.

Pensando nisso, nosso analista de tráfego, Victor Moreira, gravou um vídeo juntando 7 dicas para aumentar a taxa de conversão no seu e-commerce. Confira:

Mas, se preferir, você também pode conferir as dicas do Victor abaixo:

1) Design e layout:

Considere o design e layout como sua fachada virtual. É a primeira imagem que o cliente vai ter da sua loja, antes mesmo de conhecer o seu produto. Por isso, é essencial que a sua loja virtual transmita credibilidade para o consumidor. 

Também é importante lembrar de fazer as configurações necessárias para desktop e mobile. Afinal, de acordo com pesquisas realizadas pelo E-commerce Brasil, 67% dos brasileiros utilizam o smartphone para fazer compras.

2) Experiência do usuário:

Imagine que você está prestes a comprar pela primeira vez em determinada loja online. Então, ao tentar fazer o pagamento, o site trava e você não consegue fechar a compra. Você provavelmente tentaria novamente e, se não conseguisse, desistiria da compra, certo?

É justamente por isso que o seu e-commerce deve ser muito bem programado. Afinal, erros de programação podem fazer o cliente desistir da compra. Então, tente realizar compras teste com frequência para garantir que tudo esteja funcionando bem.

Também é importante contar com a opinião de terceiros, que não estejam envolvidos na criação do projeto, pois essas pessoas terão uma visão mais neutra e, assim, poderão prestar mais atenção dos detalhes.

Lembre-se: a experiência de navegação do usuário deve ser positiva. Só assim ele vai confiar em seu negócio a ponto de fechar uma compra.

3) Imagens e descrição do produto:

As imagens são parte muito importante ao anunciar um produto em seu e-commerce. Tire fotos de qualidade para que os seus clientes não fiquem com dúvidas em relação aos seus produtos.

Além de imagens de qualidade, também é interessante usar vídeos, pois eles conseguem captar melhor as características que são importantes para o consumidor.

Em relação à descrição do anúncio, é essencial não copiar a descrição do site do fabricante. Escreva a descrição pensando especificamente na sua persona, utilizando um linguajar adequado ao que ela usa no dia a dia. Isso vai deixar seu usuário mais a vontade dentro do seu site e, consequentemente, mais próximo à sua marca.

4) Frete e prazo de entrega:

O prazo de entrega é um fator muito importante quando um cliente vai fechar uma compra, que compromete bastante a taxa de conversão.

Hoje em dia, é perigoso confiar apenas nos meios tradicionais (como o Correios, por exemplo). Afinal, você precisa garantir ao seu cliente que ele vai receber sua encomenda no prazo certo.

Por isso, seu processo de logística precisa ser impecável. Além disso, atente-se aos custos. Será que o preço do frete está competitivo? Para descobrir isso, você precisa avaliar os seus concorrentes.

5) Funil de vendas:

Utilize URLs metrificadas para avaliar os dados de cada usuário, e acompanhe dados de abandono de carrinho.

6) Taxa de pagamento:

Métrica: número de pedidos realizados / número de pedidos pagos. aprovações negadas – contatar o cliente para oferecer outro método de pagamento.

7) Recuperação de venda:

Quantos carrinhos abandonados seu e-commerce tem diariamente? Imagino que sejam muitos. Mas, não se preocupe. É possível recuperar essas vendas perdidas, confira algumas estratégias que separei para você:

  • Envie e-mails: se um cliente finalizou a compra mas não fez o pagamento, você pode enviar um e-mail conferindo se ele recebeu o boleto ou se quer mudar a forma de pagamento;
  • Ainda utilizando o e-mail, você pode oferecer descontos ou frete grátis para que o cliente volte e finalize a compra.

Esperamos que este conteúdo te ajude a fazer sua taxa de conversão decolar! Mas, se precisar de ajuda, entre em contato conosco!

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