Chatbot: entenda o que é e como usar

Cada vez mais empresas utilizam ferramentas de chatbot em suas estratégias de marketing.

Essas ferramentas podem realizar a prospecção de novos leads, auxiliar e agilizar o processo de compra, assim como realizar a fidelização dos clientes.

Outra vantagem do uso de chatbots, é que eles realizam atendimento personalizado e em tempo real, através de sistemas de inteligência artificial, que simulam a ação humana.

O que é chatbot

Você pode utilizar o chatbot para executar tarefas repetitivas. Para isso, programe-o a partir das principais solicitações feitas por seus clientes.

Contudo, você não precisa utilizar a ferramenta para responder apenas solicitações simples, como acompanhamento de pedidos, por exemplo.

Desde que você as programe previamente, o chatbot pode responder qualquer pergunta.

Apesar das diversas facilidades oferecidas por essa ferramenta, é importante lembrar que ela não é capaz de substituir o trabalho humano, afinal, caso seu cliente possua uma dúvida específica, o chatbot não será capaz de solucionar.

Como utilizar um chatbot em sua estratégia de marketing

Antes de implementar o chatbot em sua estratégia de marketing, é importante que você saiba qual tipo se aplica melhor para você.

5 tipos de chatbot

Escudo: você pode utilizar esse tipo de chatbot para o suporte do cliente, ele serve para realizar tarefas comuns, como por exemplo devolução de produtos ou alterações de senha.

Isso faz com que sua equipe de suporte se concentre nos problemas que requerem maior atenção.

Sociais: os chatbots sociais são usados, principalmente, para gerar engajamento. Você pode programá-los, por exemplo, para realizar pesquisas.

Eles possuem, ainda, a vantagem de poder responder simultaneamente uma ou mais pessoas, o que seria impossível em um atendimento humano.

Otimizadores: esse tipo de chatbot, quando bem planejado, é responsável por agilizar os processos de compra, sendo capazes de enviar, por exemplo, confirmações das mesmas.

Esse processo ocasiona uma experiência mais fluida para seus clientes.

Proativos: enquanto os outros chatbots servem para responder questões dos clientes, os proativos são responsáveis por iniciar conversas.

Eles podem servir, por exemplo, para informar ao cliente sobre um cupom de desconto ou solicitar cadastro em sua landing page.

Conversacionais: esse tipo é feito para manter conversas mais longas com os usuários, e está ligado, principalmente, a fins de entretenimento.

Escolha onde seu chatbot estará

Após escolher o melhor tipo para sua estratégia, é importante que você saiba qual plataforma está mais próxima do seu público.

A maioria das empresas utiliza os chatbots em seus sites, porém, essa ferramenta está cada vez mais em alta para comunicação via WhatsApp, por exemplo.

Configure o fluxo de mensagens

Como citado, é importante que você tenha conhecimento sobre quais são as principais dúvidas de seus clientes.

Você pode optar, por exemplo, por disponibilizar uma lista com opções de comando para cada uma das questões, ou ainda, treinar a ferramenta para ser capaz de reconhecer as mensagens enviadas.

Realize testes

Antes de iniciar qualquer tipo de estratégia, é muito importante realizar testes, isso é importante para que possíveis erros sejam detectados antes de afetarem o seu cliente.

Áreas de utilização do chatbot

Sua empresa pode utilizar as ferramentas de chatbot em três áreas diferentes.

  1. Vendas: na área de vendas, você pode programar seu chatbot para disponibilizar mais informações sobre os produtos disponíveis a partir da solicitação dos clientes, por exemplo.
  2. Suporte: outra forma de utilizar seu chatbot, como visto anteriormente, é para resolver problemas corriqueiros sem dispor de tempo dos seus funcionários.
  3. Financeiro: nesse caso, o cliente pode solicitar, por exemplo, emissão de segundas vias de boletos ou detalhamento de futuros pagamentos.

Quer saber como implementar as melhores estratégias de marketing em seu negócio? Entre em contato com a gente e converse com nossa equipe de especialistas!

Posts Relacionados