Saiba como vender mais e faturar mais no seu e-commerce

Ao abrir uma empresa, a primeira meta que a maioria dos empreendedores colocam é o alto faturamento. Entretanto, em algum momento da trajetória de empreendedorismo, é comum se deparar com queda nas vendas. Então, como vender mais? 

Nesse artigo, a Equipe D3B separou 8 dicas para você vender mais, considerando o ambiente mais utilizado, que é o online. Acompanhe a leitura e confira!

Por onde começar para vender mais?

Artigo sobre como vender mais escrito pela equipe D3B

Bem, hoje em dia, com o avanço do mercado digital, é muito difícil que um negócio sobreviva sem um canal online de vendas.

Só para você ter uma ideia, segundo dados da NeoTrust, o número de pedidos feitos no e-commerce em 2020 cresceu 68,5% em relação ao ano anterior. Dá para acreditar?

Por isso, te garantimos: o seu negócio precisa de um canal de vendas digital para vender mais. Porém, se você ainda não começou nesse meio e não sabe como, indicamos a leitura do nosso artigo “Como vender online”, que vai te explicar detalhadamente como dar o primeiro passo para digitalizar suas vendas.

Mas, você deve saber que não basta publicar seus produtos ou serviços na internet para começar a vender mais imediatamente. E é aí que entram as 8 dicas que preparamos para te ajudar a dar aquele “up” nas suas vendas. Continue lendo abaixo!

1) Defina seu público-alvo

Sabe aquela lojinha no seu bairro que vende de tudo um pouco, mas não é especializada em nada? Então, este é um exemplo clássico de um negócio que não definiu bem o seu público-alvo.

Mas, por que? Bem, se uma loja vende diversos tipos de produtos para diferentes públicos, como ela será capaz de fazer com que seus clientes sintam-se especiais?

Definir o seu público-alvo é essencial para vender mais. Afinal, com base nele você vai traçar as metas e estratégias que vão acelerar os seus resultados.

Uma dica que pode te ajudar nesse processo é utilizar o banco de dados do seu negócio, como os cadastros ou formulários de satisfação. A partir deles, você extrai informações como a idade, o gênero, a localização e a classe social dos seus clientes, por exemplo.

2) Seja visto – conte com o marketing digital para isso

Você acredita que, em pleno século 21, muitas empresas ainda não investiram no marketing digital? Como você deve imaginar, isso afeta diretamente o setor de vendas. 

Afinal, o marketing digital utiliza as ferramentas online para dar mais visibilidade ao seu empreendimento. Então, considerando que as pessoas têm sempre o celular na palma de suas mãos, é cada vez mais importante estar presente no meio digital. 

Dessa forma, vender é apenas a consequência dos planejamentos e estratégias usados.

3) Solucione a dor do consumidor

Nossa terceira dica para te ajudar a vender mais é focar em solucionar a dor do seu cliente. Afinal, as pessoas não compram marcas – elas compram resoluções de problemas. 

Muita gente desenvolve um produto, e só depois começa a pensar em como vai vendê-lo. Mas, se você começa pensando em resolver problemas, você estará agregando valor para seu público-alvo e, assim, a venda acontecerá naturalmente.

Dessa forma, lembre-se: entendendo a dor do seu nicho você consegue construir um produto que soluciona problemas.

4) Mantenha a equipe de vendas motivada

Ter uma equipe de vendas motivada é essencial para vender mais. Afinal, quem trabalha com vendas sabe bem como pode ser complicado lidar com a pressão das metas. 

Por isso, conte com estratégias para manter o time sempre motivado, como remuneração para metas batidas, treinamentos de qualidade, metas alcançáveis e um ambiente de trabalho agradável.

Além disso, conte com as 50 frases motivacionais para vendas que a nossa equipe preparou para te ajudar. Você pode enviar para os vendedores pela manhã, ou após um dia difícil, junto com um mimo, por exemplo.

5) Use e abuse dos vídeos

Na era do TikTok e Instagram, criar vídeos é um passo fundamental para vender mais. Segundo dados da nossa equipe de performance, cerca de 80% dos usuários que assistem vídeos, tendem a adquirir um produto.

Mas, por que os vídeos são tão importantes? Quando você cria vídeos para sua empresa, as pessoas tendem a prestar mais atenção na mensagem que você quer passar. Isso acontece porque, diferente de um conteúdo escrito, o vídeo dá uma noção de realidade para o público.

E se você ainda não tem os equipamentos adequados para as gravações, saiba que isso não é um problema. Afinal, você pode usar o seu celular para gravar. Confira o vídeo do Douglas Donegá, co-fundador da D3B Marketing Digital, no qual ele dá 5 dicas para gravar com celular:

6) Ofereça conteúdo de qualidade

Para atrair os clientes, oferecer conteúdo relevante para seus clientes é essencial. Você sabia que existe uma parte do marketing digital responsável pela atração de clientes com base na oferta de conteúdos de qualidade?

Trata-se do Inbound Marketing, um conjunto de estratégias baseadas na criação e no compartilhamento de conteúdos relevantes para um público-alvo, gerando assim, uma relação saudável entre a marca e seus consumidores em potencial. 

Em outras palavras, o marketing de atração vai te ajudar a fazer com que os clientes cheguem a sua empresa através da mensagem que você passa a eles. 

O conteúdo que geralmente é compartilhado nessa estratégia tem caráter informativo e ajuda os consumidores a solucionar um problema ou sanar uma dúvida.

Ferramentas como posts no feed do Facebook e do Instagram, vídeos no Reels, IGTV, Stories, TikTok e no Youtube são ótimos para isso. No vídeo abaixo, você pode conferir algumas dicas para montar uma estratégia de conteúdo para as redes sociais. Confira:

7) Use os gatilhos mentais a seu favor

Você já deve ter ouvido falar dos gatilhos mentais, certo? São técnicas de persuasão baseadas no uso de palavras que causam algum sentimento no indivíduo e o levam a tomar uma decisão.

Para utilizar os gatilhos mentais para vender mais, é importante planejar bem as estratégias que serão utilizadas. Afinal, para que os gatilhos funcionem, devemos utilizá-los com o público certo, da melhor forma e no momento perfeito.

Veja abaixo alguns gatilhos utilizados no momento da conversão:

  • Escassez: gera importância a partir da limitação de um produto ou serviço, como nas chamadas “últimas unidades” ou “produto exclusivo”;
  • Prova Social: as opiniões e depoimentos dos seus clientes em relação ao seu produto, que ajudam no processo de decisão de compra de quem ainda não está convencido a comprar;
  • Reciprocidade: o famoso “dar para receber”, quando uma empresa oferece um teste, um brinde ou uma amostra a fim de conquistar o cliente.

Além disso, é preciso saber muito bem como utilizar esses gatilhos, pois por serem muito poderosos, podem influenciar as pessoas de maneira negativa; e não é isso que você busca para sua empresa, não é mesmo?

8) Conte com o tráfego pago para vender mais

Hoje em dia, com as evoluções da tecnologia, é possível exibir o seu anúncio somente para quem se interessa mesmo por ele.

Mas, como começo a anunciar? Existem várias estratégias em ADS de Facebook, Instagram e Google, que visam atingir o maior número de pessoas propensas a comprar, sem precisar investir mais nas campanhas.

O tráfego pago consiste em uma estratégia que envolve investir dinheiro para aumentar o tráfego, ou seja, criar anúncios e campanhas pagas no intuito de atrair usuários para uma determinada página, perfil ou oferta.

Tudo alinhado? Vamos vender mais

Aqui na D3B Marketing Digital, nós somos especialistas em performance, em ciência de dados e em tráfego pago. Com isso, nós podemos elevar as suas vendas e aumentar o seu faturamento.

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