Como vender pelo Instagram?

Como vender pelo Instagram

No cenário atual, a busca por inserir as empresas no meio digital é constante. Isso ocorre por conta da pandemia, onde as pessoas vão menos às lojas físicas para efetuar uma compra ou procurar um serviço.

Dentre as inúmeras ferramentas existentes na internet, temos, por exemplo, as próprias redes sociais, que vem se adaptando para oferecer canal de vendas mais acessível. O Instagram é uma delas e vamos mostrar nesse artigo, como é possível vender por ele.

Perfil Comercial

Para começar a vender pelo Instagram é fundamental ter um perfil comercial. Muitas pessoas ainda utilizam o perfil pessoal, mas ele não tem tantas ferramentas para de fato gerenciar uma empresa.

Com ele você terá acesso à funcionalidades que só a conta empresarial possui. Ela permite ver quantas visitas o seu perfil teve, analisar métricas em publicações, impressões e interações, além de obter dados de público alvo (idade, gênero, localização e outros), e promoção de posts.

Descrição no perfil é importante 

Ao entrar em um perfil a primeira coisa que um novo visitante precisa identificar é o que a sua empresa faz. Essa é a função da descrição e ela tem papel fundamental de informar quem você é em poucas palavras.

Também é possível adicionar um link, lá você pode colocar o seu site ou um link auxiliar para colocar mais de um link, caso precise. Se você tem intenção de vender pelo Instagram, precisa se atentar a isso.

Promoção de posts

Nem sempre ficar postando várias coisas no feed, vai fazer com que atraia novos visitantes. Entretanto, é claro que é possível alcançar pessoas por hashtags, mas seus posts são entregues para os seus seguidores.

É preciso pensar em estratégias para “fisgar” a atenção das pessoas, e um jeito ainda dentro do Instagram de fazer isso é promovendo posts. 

Imagens e vídeos

Como todos já podem observar, o Instagram é uma mídia social visual, ou seja, o foco dela é atrair visualmente através do compartilhamento de imagens e vídeos.

Tendo isso em mente, o que você precisa analisar é se as imagens e vídeos dos seus produtos, equipe, serviços e qualquer conteúdo visual da sua empresa, está com uma boa qualidade para ser apresentado para seus clientes. 

“Ah, mas isso quer dizer que não posso fazer uma arte com algo escrito? Preciso só postar fotos?” Não, você pode colocar artes, entretanto lembre-se que tudo o que é saturado, enjoa.

Na hora de fazer o planejamento de posts no seu Instagram, pense em promoções, mas também pense em mostrar um pouco da equipe, do dia a dia, explique o que é cada produto ou serviço, qual a razão de adquirir ele e etc. Use seu perfil para conversar com as pessoas. 

Legenda

Nunca esqueça a legenda, mesmo que seja uma frase, ela é quem vai dar sentido para sua imagem. Quando você for fazer uma arte, você não precisa colocar um textão na imagem, até porque não é o intuito, uma chamada é o suficiente para chamar a atenção das pessoas e caso ela tenha interesse no assunto, ela vai parar para ler a legenda. 

É comprovado que imagens com pouco texto tem mais alcance, então aplique isso à suas artes quando começar a vender pelo Instagram.

Hashtags

É uma forma de alcançar pessoas que ainda não te seguem, mas é preciso tomar cuidado com elas, antes de adicioná-las nas suas legendas, pesquise na barra de pesquisas do próprio Instagram e verifique se não é uma hashtag banida.

Como a intenção é ter mais visibilidade e alcance para consegui de fato vender pelo Instagram, Acontece que muitas pessoas utilizam hashtags aleatórias e não condizentes com o assunto de determinado post só para conseguir mais engajamento e por esse motivo a plataforma precisa banir.

O que acontece se você usa uma hashtag banida em um post? Você leva o temido Shadowban. O Instagram simplesmente oculta a sua publicação para usuários externos, já os usuários que seguem o seu perfil conseguem ver, mas não como prioridade, fazendo com que tenha menos envolvimento.

Função loja para vender no Instagram

A função que muitos e-commerces estão utilizando atualmente. É bem útil para divulgação de produtos de uma loja online. Para isso você precisa utilizar o Gerenciador de Negócios do Facebook, vincular a sua fanpage com seu perfil do Instagram e adicionar um catálogo de produtos. Você pode adicionar seus produtos manualmente ou fazer uma importação.

Para que essa importação funcione, é preciso instalar o Pixel do Facebook no seu site ou exportar a lista de produtos do seu site e importar para o catálogo. Depois que isso foi feito é possível marcar os produtos da loja em uma foto. A pessoa clicando na marcação, vê mais informações sobre e pode ser direcionada para o e-commerce. 

Influenciadores

Mais uma forma de conseguir seguidores, o marketing de influência é muito bom quando bem planejado. Antes de já sair enviando mimos para qualquer blogueiro(a), você precisa analisar se aquele influencer tem o mesmo público que sua empresa.

Não vai adiantar de nada ter mais de 1 milhão de seguidores, se nenhum deles nunca se interessar pelo seu produto. Para que não caia em uma furada desse tipo, você primeiramente precisa pedir o mídia kit do influencer para ele mesmo ou para a assessoria dele.

Normalmente na bio mesmo tem essas informações para que você entre em contato, caso não tenha, você pode chamar no inbox e pedir. Após analisar o público, você combina como podem fazer a parceria.

Para saber se o marketing de influência está funcionando, na finalização da compra você pode colocar uma pergunta por exemplo: “Como nos conheceu?” ou dar um cupom de desconto para o influencer compartilhar com os seguidores dele, assim você tem uma noção de quantas pessoas utilizaram pelo código. 

Interaja com os seguidores

Converse com quem conversa com você e tente conversar com quem ainda não conversa. O Instagram disponibiliza nos stories ferramentas para você conversar com seu público (caixas de perguntas, enquete e outros) e fazer com que eles respondam e vocês tenham uma interação mais frequente.

É muito importante que de vez em quando utilize essas ferramentas, pois é uma forma dos seus seguidores aos poucos se sentirem confortáveis em responder suas perguntas. Tente sempre responder os comentários na mesma hora que comentarem, utilize-os a seu favor. Muitas mensagens inbox, respostas de caixas de perguntas e outros, podem trazer ideias de conteúdo que você pode criar para se aproximar mais desses seguidores. 

Utilize essas dicas para aplicar no perfil da sua empresa, lembre-se que é um processo contínuo, então toda vez que você parar de postar, será como recomeçar todo o trabalho anterior. A equipe D3B trouxe esse conteúdo para que esses métodos te ajudem a vender mais no Instagram, e também criar interações e oportunidades maiores de vendas. 

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