Copywriting e gatilhos mentais

Copywriting é uma forma de persuadir seu cliente, seja para geração de leads ou venda de algum produto, através da escrita.

Provavelmente você está pensando na similaridade da copy com o texto publicitário, mas embora semelhantes, não são a mesma coisa. Enquanto na redação publicitária é utilizada uma linguagem mais suave para a divulgação do produto, a copy tem como objetivo a atração real do cliente. 

Essa atração ocorre através de gatilhos mentais, CTAs, assim como o Inbound Marketing.

Os 6 gatilhos mentais mais utilizados pelos profissionais de copywriting.

Os gatilhos mentais são os responsáveis por ativar estímulos no cérebro, esse é um conceito psicológico.

Já assistiu um comercial sobre algum alimento, por exemplo, e logo depois ficou com vontade de consumir o produto? Você presenciou um gatilho mental.

Abaixo, veja quais são os tipos de gatilho mais utilizados.

Reciprocidade

Esse tipo de gatilho acontece quando você oferece algo em troca para o cliente que compra seu produto. Se você oferece ao seu cliente um tutorial personalizado ao adquirir seu produto, por exemplo, você está aumentando a chance de conversão, já que isso fará com que o cliente sinta a necessidade de retribuir sua ação.

Aprovação social

Já notou que nossa confiança em um produto aumenta quando temos relatos de pessoas que já compraram e tiveram uma boa experiência?

É dessa forma que esse gatilho funciona. Ele é utilizado, portanto, para acabar com uma possível desconfiança por parte do cliente.

Afinidade

Quando fazemos parte de um grupo, é comum que passemos a agir como os outros membros desse grupo, no gatilho mental da afinidade, é isso que acontece. No copywriting o profissional uma história que seja familiar para o comprador de seu produto, para assim atrair sua atenção.

Autoridade

Nesse gatilho mental é importante que fique claro para o cliente que você é um especialista no assunto, para que dessa forma você consiga obter a atenção dele e convertê-lo em um real comprador.

Escassez

Quanto mais exclusiva é alguma coisa, mais ela é procurada, é nesse sentido que funciona o gatilho mental da escassez. É necessário convencer o público de que ele pode perder algo bom.

Compromisso e coerência

Quando você se compromete com algo, acaba passando mais confiança, por isso, assuma um compromisso com seu público.

Quando nos deparamos com anúncios de “satisfação garantida em 30 dias ou dinheiro de volta”, por exemplo, estamos diante de um gatilho mental de coerência.

Algumas dicas para sua fazer uma boa copy

Conheça seu público

Assim como em qualquer estratégia de marketing, ao fazer uma copywriting, é indispensável que você tenha bem definida a persona. A persona nada mais é do que o cliente ideal do seu negócio, desenvolvido com base nos dados de clientes reais.

Exponha dores comuns

Se você comercializa um produto ou serviço destinado a hospedagem de animais de estimação, por exemplo, você pode concluir que o seu cliente enfrenta problemas por não ter com quem deixar seu pet quando vai trabalhar ou viajar.

Essa parte da copywriting é muito importante para que a persona se sinta representada pelos problemas mencionados.

Mostre a solução para o problema apresentado

Agora que você já fez com que o cliente perceba que tem um problema, é a hora de mostrar como e por qual motivo o seu produto é a solução para ele. 

Portanto, exponha quais as características do seu produto que podem ajudar a solucionar a dor da persona.

Exponha comentários positivos de outros compradores

Quando você ouve de um comprador sobre a qualidade de um produto ou serviço, com certeza você passa a dar mais credibilidade para o mesmo. Por isso, as avaliações de clientes são sempre uma boa dica quando o assunto é passar confiança.

Tenha um bom CTA

O “call to action”, como o próprio nome sugere, é o momento em que você leva o cliente a realizar uma ação, é a partir desse momento que ele passa de um visitante da página para um possível comprador.

Um exemplo disso é quando encontramos, ao fim de um texto, uma chamada como “clique aqui e saiba como adquirir nosso produto”, por exemplo.

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