O que é experiência do usuário (UX)?

A experiência do usuário pode ser chamada por seu nome em inglês, User Experience (UX). Esse termo foi popularizado por Don Norman, ex-funcionário da Apple, nos anos 90, e significa experiência do usuário.

Você já visitou um site para realizar a compra de um produto e, devido a problemas de carregamento ou dificuldade para encontrar o que procurava, acabou desistindo da compra?

O que aconteceu foi que você não teve uma boa experiência ao utilizar o site.

Mas não se engane, ao contrário do que alguns pensam, a experiência do usuário não existe só em conteúdos digitais.

A  forma em que os produtos são posicionados no supermercado, por exemplo, é para garantir que os clientes consigam realizar suas compras da forma mais prática possível.

Outro ponto a ser ressaltado sobre a experiência do usuário é que ela pode ser tanto boa, quanto ruim. 

É comum que algumas pessoas pensem que quando utilizamos esse termo, estejamos nos referindo apenas a algo bom, mas não é bem assim.

Vamos supor que você tenha comprado um novo computador, por exemplo, e ao usá-lo percebeu que ele não responde tão rápido quanto deveria e trava em determinados momentos. Isso é uma experiência do usuário (você),, mas não boa.

Como garantir uma boa experiência para os visitantes da sua página web.

A boa experiência do usuário, depende da junção de diversos fatores.

Para descobrir quais são as expectativas em relação a seu site, é necessário que você tenha definido o segmento e a persona para qual irá destinar seu produto.

Para saber como estruturar a persona para sua empresa clique aqui.

Também é importante na experiência do usuário, que a página tenha um design agradável e coerente. Afinal, o design é a primeira coisa vista pelo visitante.

Outro ponto indispensável, é a facilidade e instintividade durante o acesso a sua página.

Vamos supor que você tenha um e-commerce de calçados. É interessante que seu site contenha filtros que sejam úteis para quem acessa sua página, como por exemplo filtros de tamanho e tipo.

Deixe os campos de busca em locais visíveis, isso fará com que seus clientes consigam realizar a compra do produto desejado de forma mais rápida, tornando a experiência do usuário melhor.

A velocidade de carregamento, assim como a adaptação da página aos mais variados dispositivos também é fundamental.

Além de garantir que seu cliente tenha uma experiência fluida ao visitar o site, isso garante maiores chances de aparecer entre os primeiros resultados do Google.

Afinal, a responsividade é indispensável quando o assunto é otimização para motores de busca.

Agora que você já sabe a importância de um site com uma boa experiência de uso, que tal criar um para sua empresa? Nós podemos ajudar! Clique aqui e entre em contato.

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