Gatilhos Mentais: Conheça sobre e venda mais utilizando no Marketing Digital

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A mente do ser humano, na maior parte do tempo, trabalha no automático. Entretanto, mesmo nesse modo automático, ele consegue tomar decisões. Mas para que ele possa tomar essas decisões, ele recebe uma série de estímulos, podendo ser negativos ou positivos de acordo com sua realidade. As decisões que tomamos dependem muito da situação em que nos encontramos (ou seja, tudo depende desde o círculo de amigos que possuímos, roupas que vestimos, até escolher o que comer ou o que assistir). Às vezes, nós mesmos utilizamos gatilhos mentais diariamente sem perceber.

No Marketing existem estímulos utilizados em estratégias que ajudam as pessoas a escolher consumir o produto ou serviço de uma empresa, os chamados Gatilhos Mentais. Eles são técnicas de persuasão através de palavras que causam algum sentimento no indivíduo no qual se deseja atingir. É preciso saber muito bem como utilizar esses gatilhos, pois por serem muito poderosos, podem influenciar as pessoas de maneira negativa; e não é isso que você busca para sua empresa.

Uma boa estratégia é montada com um bom objetivo. Analisar o seu público é fundamental para essa etapa, pois fica mais fácil de atingir quando se sabe das dores deles. Então para que os gatilhos mentais tenham um efeito positivo e realmente efetivo, você precisa entender melhor o que são; qual a finalidade de cada um e analisar se se encaixa na estratégia do seu negócio. Entre os mais utilizados temos alguns como:

Gatilho Mental de Escassez

No caso do gatilho de escassez consiste em gerar importância a partir da limitação de um produto ou serviço. É comum utilizarem algo como: “Últimas unidades”, pois além de causar o sentimento de que o cliente irá perder uma oportunidade. Também gera uma grande valorização do produto ou serviço anunciado.

Gatilho Mental de Razão

A utilização deste gatilho mental pode ser um pouco mais sutil que a anterior dependendo do formato que você irá usar. A linguagem utilizada muitas vezes para informar as pessoas de que um produto e convencê-lo, dar razões e argumentos suficientes para que ele adquira.

Gatilho Mental de Reciprocidade

Para utilizar este gatilho em suas estratégias é necessário lembrar que reciprocidade é o famoso “dar para receber”. Então um método muito utilizado são as amostras grátis daquilo que se está oferendo ou parte daquilo. Imagine que sua empresa vende um software para organizar finanças, algumas pessoas podem não comprar de cara. Uma alternativa para contornar essa situação é oferecer um ebook de como organizar as contas. Você não estará dando o produto de graça, mas sim um conteúdo relacionado a ele. É muito importante citar seu produto no conteúdo para que mostre para o usuário como ele pode organizar as contas com seu software. Que faz com que passem a ter interesse na sua empresa, pois você não só vende e sim dá informações gratuitas. Consequentemente isso traz mais proximidade entre você e as pessoas que demonstraram interesse pelo seu conteúdo.

Gatilho Mental de Antecipação

O propósito deste gatilho é fazer com que as pessoas tenham uma prévia do que vai ser lançado ou o que vem por aí; criando expectativas nas pessoas atingidas. Um exemplo muito claro em nossas vidas são os teasers de videoclipes e trailers de filmes. Para isso se cria então uma prévia, normalmente informando a data de lançamento ou estreia, e dependendo do produto ou serviço ofertado, existe uma pré-venda.

Gatilho Mental de Urgência

Muito confundido com o gatilho de escassez, pois ambos tem o mesmo objetivo; fazer com que o cliente tenha a sensação de que se não adquirir o produto ofertado, ele estará saindo no prejuízo. Porém, o método aplicado difere, sendo então o tempo o principal fator. Por exemplo, as promoções de tempo limitado em uma página em um e-commerce que contém um relógio de contagem regressiva do final da promoção.

Gatilho Mental de Prova Social

Nada mais são do que as opiniões e experiência dos seus clientes em relação ao seu produto. Ou seja, tudo o que elas comentam nas redes sociais, vídeos de resenha, tutoriais de uso e etc. fazem com que outras pessoas que ainda estão na fase de decisão de compra vejam e se convençam que se outras pessoas utilizam, é sinal de que é oferecido pela empresa é realmente de qualidade.

Gatilho Mental de Storytelling

Muito comum em comerciais para a televisão, entretanto pode utilizar em outros formatos, pois justamente a proposta deste gatilho corresponde a criar uma história, onde o produto inserido com uma série de elementos que fazem com que a persona se identifique e se sinta de certa forma tocada. Por exemplo, vamos supor que você tem uma empresa que vende plano de saúde. Ao invés de fazer uma propaganda falando somente dos benefícios e a razão pelo qual a pessoa deveria adquirir, se torna mais atrativo mostrar a história de alguém que teve uma grande mudança no estilo de vida, devido ao plano de saúde adquirido. 

Gatilho Mental de Simplicidade

Muitas pessoas preferem executar atividades de maneira objetiva e esse gatilho tem função de fazer com que mostre como sua empresa pode ajudar a encurtar o processo utilizando o seu produto.

Gatilho Mental de Exclusividade

O ser humano desde os primórdios da sua existência faz parte de grupos e fazer parte deles traz a sensação de pertencer a algum lugar. Por isso que gatilho de exclusividade utiliza esse fator como peça fundamental para a execução de estratégias com a mesma. Vamos supor que você irá lançar um curso de finanças para empresas, mas somente para quem comprou seu software. Você tornando o acesso ao curso limitado somente para quem se inscreveu, faz com que as pessoas se sintam especiais de certa forma. 

Pode-se utilizar os gatilhos mentais de diversas maneiras, sendo possível diversificar nos formatos de campanha, criação de conteúdo e até mesmo relacionamento com o cliente. Muito importante lembrar que você deve planejar muito bem antes de colocar em prática, aqui na D3B, primeiro traçamos o objetivo para depois analisar o gatilho que melhor irá encaixar.

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