O que é Inbound Commerce?

Inbound Commerce é uma ramificação do Inbound Marketing, que está voltado diretamente ao e-commerce. 

O Inbound Commerce tem como objetivo a atração de um público qualificado e a fidelização do mesmo. 

Para isso, o uso de estratégias diferenciadas e criativas é fundamental!

Inbound Commerce e Funil de Vendas

O intuito do Inbound Commerce é acompanhar a trajetória do cliente durante o funil de vendas

  • Topo: atrair o cliente com conteúdo que desperte a atenção dele. 
  • Meio: no meio do funil a pessoa reconhece que tem um problema e então a solução é apresentada. 
  • Fundo: o cliente já decidiu por resolver seu problema comprando algo ou contratando um serviço. O próximo passo é convencê-lo a comprar o seu produto. 

Para atrair o cliente e conquistar cliques para seu site, é essencial que seja disponibilizados um conteúdo que provoque o interesse dele, já que é preciso despertar nele a necessidade de consumir o seu produto.  

Para esta fase de atração, o ideal é que o conteúdo seja sutil para que o cliente não se sinta pressionado e fuja do seu site. 

Depois que ele já se interessou pelo conteúdo, é necessário convertê-lo de um simples visitante a cliente do seu e-commerce. 

É preciso apresentar a solução para o problema dele, mostrar os diferenciais do seu produto e sugerir que o seu produto é o que vai ajudá-lo. 

O Call to action é uma boa prática nessa etapa, formulários, landing pages, e-mails marketing, etc.

E-mail marketing, como usar a seu favor?

Um exemplo a ser utilizado para ilustrar como o Inbound Commerce é aplicado, é o uso otimizado do e-mail marketing. A finalidade dessa ferramenta, é criar um relacionamento com o cliente, trazer ele para perto da sua marca. 

E-mails que citam o seu primeiro nome, por exemplo, passam a sensação de que a empresa se preocupa com ele em si e o fazem se sentir importante. Ao contrário do que muitos pensam, bombardear a caixa de e-mail do cliente com publicidades aleatórias, acaba o incomodando e o afastando. O interessante é explorar essa opção de abordagem da melhor maneira possível, ou seja, direcionando o conteúdo ou produto específico de acordo com o interesse demonstrado por ele.  

Newsletter, produtos abandonados no carrinho, cupons de desconto, andamento do pedido e pós vendas, são algumas das alternativas de envios que servem para ganhar a confiança do cliente. No caso do andamento de um pedido, o e-commerce transmite a transparência do seu processo de vendas e, assim, aumenta sua credibilidade. Práticas como essa, impactam diretamente na possibilidade de novas compras futuras.

Captação e Manutenção dos Leads

A captação de leads é essencial para o bom funcionamento do e-commerce. Os leads são potenciais clientes e, portanto, merecem a devida atenção.  

Uma ótima forma de coletar leads é através do preenchimento de formulários, cadastro no site, assinatura de newsletter, entre outros. Quando o lead permite que você tenha acesso ao e-mail ou telefone dele, por exemplo, ele te dá a liberdade de se comunicar com ele. Por isso é importante traçar uma boa estratégia de marketing, apesar de não ser uma tarefa tão fácil, ela pode trazer excelentes resultados, gerando crescimento constante.  

Quando a empresa oferece uma experiência agradável e satisfatória ao cliente, a chance de fidelização aumenta muito. Por isso, aplique essas dicas de maneira correta e dê um salto em sua loja virtual.  

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