Métricas de marketing: saiba como mensurar seus resultados

Acompanhar as métricas de marketing em um negócio é essencial para saber se você está no caminho certo.

Segundo Dan Zarrella, famoso especialista em mídias sociais, “marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados”. Você entraria em um ônibus guiado por um motorista com os olhos vendados? 

Aposto que sua resposta foi negativa, acertei? Bem, da mesma forma que dirigir de olhos fechados é loucura, marketing digital sem dados também é!

Assim, a análise de dados pode ser considerada a essência do marketing digital. Afinal, sem dados, é impossível mensurar resultados. E sem mensuração de resultados, como saber se as estratégias estão mesmo sendo efetivas? Ou, ainda, planejar as ações que serão desenvolvidas em seguida?

Pensando nisso, listamos as 5 principais métricas de marketing que você deve acompanhar. Continue lendo e confira!

5 principais métricas de marketing digital

1. CAC: Custo de Aquisição de Clientes

Trata-se do valor que a sua empresa investe ao conquistar um novo cliente. Ou seja, todo o valor que você investiu em ações e estratégias para que um lead torne-se um cliente.

Para calcular o CAC, basta somar todos os custos envolvidos na aquisição de clientes, como os gastos com anúncios, eventos, ferramentas, e até os salários dos funcionários. Então, você deve dividir o valor encontrado pela quantidade de novos clientes adquiridos naquele período.

O resultado será o seu CAC – quanto menor, melhor. É uma das métricas de marketing mais importante, pois pode te ajudar a otimizar os investimentos que estão sendo feitos.

2. CPC: Custo por cliques (uma das mais importantes métricas de marketing)

Custo por cliques é o valor médio que você paga por clique em anúncios pagos. Trata-se de uma das métricas de marketing que são importantes para mostrar se o público está se interessando ou não pelos seus anúncios.

Para calcular essa métrica, basta somar o valor investido em anúncios e dividir pelo número de cliques em links.

Quanto menor o CPC, melhor. Porém, é importante que os cliques realmente venham de um público qualificado. Afinal, você não quer gastar seu orçamento com visitas que não convertem.

3. CPL: Custos por lead

Trata-se do valor gasto por um negócio em campanhas para atrair pessoas que estejam realmente interessadas em seu produto ou serviço, e é uma das métricas de marketing mais importantes.

Para calcular o CPL, basta somar todo o valor investido em marketing e, então, dividir esse valor pelo número de leads alcançados.

4. CPM: Custo por mil impressões

Trata-se do valor gasto quando os anúncios são exibidos mil vezes.

Essa é uma das principais métricas de marketing. Para calcular, basta somar o valor que você investiu em anúncios, e então dividir pelo número de visualizações dos anúncios vezes mil.

Se você planeja uma campanha com objetivo de alcance ou envolvimento, essa é uma meta muito relevante. Mas, se o seu foco é na conversão, o CPM deixa de ser tão importante.

5. Custo por visita (CPV)

O custo por visita é o valor investido em anúncios para que você receba visitas em seu site.

Para calcular essa métrica, basta somar o valor gasto em anúncios e, então, dividir pela quantidade de visitas que seu site recebeu.

Quanto menor o CPV, melhor para seu negócio. Porém, vale lembrar que essa métrica vai considerar todas as visitas recebidas, sejam elas orgânicas ou pagas.

Conclusão sobre as métricas de marketing

Como você pôde ver, as métricas de marketing digital são essenciais para melhorar a performance do seu negócio.

Se você precisa de ajuda para mensurar e analisar os resultados de marketing do seu negócio, conte com a D3B Marketing Digital!

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