O que é EdTech? Fique por dentro dessa inovação

Você sabia que, de acordo com pesquisas, 70% da população brasileira já tem acesso à internet?

Essa porcentagem tão alta pode ser muito útil para aumentar o acesso à educação de qualidade. Além disso, é uma oportunidade de empreendedorismo para os brasileiros. Foi assim que nasceram as EdTechs, startups que oferecem soluções educacionais inovadoras a partir da tecnologia.

Neste artigo, vamos te explicar melhor o que são as EdTechs e quais são os impactos delas no cenário educacional brasileiro. Acompanhe a leitura!

EdTech: você sabe o que é?

O termo EdTech vem do inglês Educational Technology. Ele é usado para definir as startups que usam a tecnologia para desenvolver soluções inovadoras de educação.

Essas soluções podem ser plataformas, aplicativos, jogos e ferramentas em geral, todas elas criadas com o intuito de oferecer um ensino mais objetivo, eficiente e acessível a todos.

Mas, você sabia que, apesar de parecerem novas, as EdTechs já movimentaram muito dinheiro no Brasil? Só entre os anos de 2010 e 2020, foram investidos cerca de US$175,5 milhões em EdTechs no país. Deu para perceber que é um mercado gigante, não é mesmo?

Ainda tenho mais dados para você: quase no mesmo período, entre 2009 a 2019, o número de ingressantes em cursos de ensino superior a distância subiu 378,9%. Enquanto isso, nos cursos presenciais, o número cresceu apenas 17,8%. A diferença é gritante!

Os impactos das EdTechs cenário educacional

Infelizmente, o acesso à educação em nosso país ainda é muito desigual. De acordo com os indicadores, o Brasil está entre os 10 países com pior desempenho em matemática e ciência do mundo.

Por isso, as EdTechs podem ter um impacto muito forte e positivo no cenário da educação do nosso país. Afinal, elas facilitam o acesso ao conhecimento, diminuindo a desigualdade.

Como você pôde ver neste texto, as EdTechs vieram para democratizar o acesso à educação, tornando o processo de aprendizagem muito mais dinâmico, aplicável e atrativo para quem está aprendendo. 

Além disso, trata-se de um mercado muito promissor, afinal, as EdTechs são capazes de diminuir o tempo e os investimentos necessários para produzir e aplicar um conteúdo, entregando resultados bem melhores.

Quer ficar por dentro de mais novidades sobre o mundo digital? Então fique atento ao nosso blog, pois está sempre atualizado com informações atualizadas sobre o setor.

Posts Relacionados