O que é omnichannel e por que essa estratégia é essencial no marketing?

Dentro do marketing digital, existem vários termos de origem estrangeira que podem causar confusão em quem está iniciando na área. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar um dos conceitos importantes do momento: o omnichannel.

Acompanhe a leitura e entenda:

  • O que é marketing omnichannel?
  • Qual sua relação com o termo multicanal?
  • Quais os benefícios da estratégia de omnichannel?
  • Vale a pena considerar essa técnica para sua empresa?

O que é marketing omnichannel?

o que é omnichannel

O marketing omnichannel é a integração dos vários canais que as organizações utilizam para interagir com os consumidores, a fim de criar uma experiência de compra consistente. 

A integração inclui todos os canais, desde os físicos, até os digitais, como sites e redes sociais, por exemplo. 

O objetivo de uma estratégia de marketing omnichannel é criar uma experiência de usuário conveniente e contínua para os consumidores, dando a eles a chance de encontrar e comprar online, na loja ou uma combinação dos dois – como “comprar online e retirar na loja”, por exemplo.

Hoje em dia, contudo, todos os setores têm se aproveitado essa estratégia, justamente por ser tão eficiente.

Graças aos canais online, os consumidores modernos têm mais opções do que nunca, além de conseguir acessar as informações em tempo real. 

O marketing omnichannel, por sua vez, permite que o consumidor se envolva com as marcas como preferir, de forma online ou presencial, garantindo uma melhor experiência do cliente em geral.

Marketing multicanal é a mesma coisa?

Apesar dos termos serem parecidos, eles não querem dizer a mesma coisa. O marketing omnichannel, por exemplo, é baseado no envolvimento e na integração entre todos os canais de venda. Já o multicanal é uma abordagem menos conectada, cujo foco é só na distribuição entre os canais.

Quais são os benefícios do Marketing Omnichannel?

Os consumidores de hoje em dia já estão acostumados a serem bombardeados com conteúdos de várias marcas e, por isso se tornam cada vez mais seletivos sobre com quais marcas fazer negócio.

Sendo assim, você pode utilizar o marketing omnichannel para facilitar a aproximação entre os clientes e a marca.

Contudo, as vantagens não param por aí.

5 vantagens em optar por Marketing Omnichannel

Melhor experiência do usuário

Por focar na experiência individual do cliente, e não na plataforma que será usada, a experiência do usuário é melhor.

Com uma boa experiência de compra, por exemplo, também cresce a satisfação do usuário e, consequentemente, a retenção e a fidelidade do cliente, que podem ter impactos significativos na receita.

Imagem da marca mais poderosa

Criar uma estratégia uniforme em todos os canais significa, entre outras coisas, construir uma imagem e um tom de marca facilmente identificáveis. As organizações devem basear essa imagem, por exemplo, nas necessidades e valores do público-alvo.

Aumento da receita

Como os seus clientes vão acabar se envolvendo com a marca em diferentes canais, como em redes sociais, sites, loja física e etc., suas taxas de conversão ou seja, a taxa de vendas, também podem aumentar.

Perfil completo do cliente

Por meio do marketing omnichannel, você consegue não só coletar os dados de clientes de canais diferentes, mas também unificá-los a fim de criar um perfil completo dos clientes.

Por isso, as estratégias de marketing tornam-se muito mais efetivas, aumentando as taxas de conversão.

Marketing mais acessível

Por conta da quantidade de dados disponíveis do modelo omnichannel, fica muito mais fácil identificar exatamente o que está funcionando, assim como o que não está.

Através desses dados, portanto, você pode aplicar estratégias mais assertivas. Afinal, vai ter insights mais profundos sobre seus resultados.

Será que o marketing omnichannel é adequado para minha empresa?

Podemos dizer que qualquer empresa que queira chamar a atenção dos consumidores, deve ter um plano para executar as estratégias do marketing omnichannel.

Contudo, é importante que, antes de sair criando perfis para o seu negócio em todos os canais possíveis, você planeje bem a estratégia e as ferramentas corretas primeiro.

Dessa forma, a experiência na execução do marketing omnichannel será satisfatória tanto para a empresa quanto para os clientes.

Aqui na D3B Marketing Digital, temos uma equipe especializada para te ajudar a implementar essa prática da melhor forma possível. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como dar o primeiro passo para alavancar a credibilidade da sua empresa no mercado.

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