O que é omnichannel e por que essa estratégia é essencial no marketing?

Dentro do marketing digital, existem vários termos de origem estrangeira que podem causar confusão em quem está iniciando na área. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar um dos conceitos importantes do momento: o omnichannel.

Acompanhe a leitura e entenda:

  • O que é marketing omnichannel?
  • Qual sua relação com o termo multicanal?
  • Quais os benefícios da estratégia de omnichannel?
  • Vale a pena considerar essa técnica para sua empresa?

O que é marketing omnichannel?

o que é omnichannel

O marketing omnichannel é a integração dos vários canais que as organizações utilizam para interagir com os consumidores, a fim de criar uma experiência de compra consistente. 

Isso inclui todos os canais físicos, como lojas e stands, por exemplo, além dos canais digitais, como sites, redes sociais e e-mails. 

O objetivo de uma estratégia de marketing omnichannel é criar uma experiência de usuário conveniente e contínua para os consumidores, dando aos consumidores a chance de encontrar e comprar online, na loja ou uma combinação dos dois – como “comprar online e retirar na loja”.

Hoje em dia, todos os setores têm aproveitado essa estratégia, justamente por ser tão eficiente. Graças aos canais online, os consumidores modernos têm mais opções do que nunca, além de conseguir acessar as informações em tempo real. 

O marketing omnichannel permite que o consumidor se envolva com as marcas como preferir, garantindo uma melhor experiência do cliente em geral.

Marketing multicanal é a mesma coisa?

Apesar dos termos serem parecidos, eles não querem dizer a mesma coisa. O marketing omnichannel é baseado no envolvimento e na integração entre todos os canais de venda. Já o multicanal é uma abordagem menos conectada, cujo foco é só na distribuição entre os canais.

Quais são os benefícios do marketing omnichannel?

Os consumidores de hoje em dia já estão acostumados a serem bombardeados com conteúdos de várias marcas. Como resultado, eles se tornaram cada vez mais seletivos sobre quais marcas se envolverão. Assim, o marketing omnichannel é muito útil para facilitar a aproximação entre o cliente e a marca.

Mas, é claro que as vantagens não param por aí. Confira abaixo mas alguns benefícios de optar por uma estratégia de marketing omnichannel:

  1. Melhor experiência do usuário: por focar na experiência individual do cliente, e não na plataforma que será usada, a experiência do usuário é melhor. Com uma boa experiência de compra, também cresce a satisfação do usuário e, consequentemente, a retenção e a fidelidade do cliente, que podem ter impactos significativos na receita.
  2. Imagem da marca mais poderosa: criar uma estratégia uniforme em todos os canais significa construir uma imagem e um tom de marca facilmente identificáveis. As organizações devem basear essa imagem nas necessidades e valores do público-alvo.
  3. Aumento da receita: como os seus clientes vão acabar se envolvendo com a marca em diferentes canais, suas vendas também podem aumentar.
  4. Perfil completo do cliente: por meio do marketing omnichannel, você consegue não só coletar os dados de clientes de canais diferentes, mas também unificá-los a fim de criar um perfil completo dos clientes. Com isso, as estratégias de marketing tornam-se muito mais efetivas, aumentando as taxas de conversão.
  5. Marketing mais acessível: por conta da quantidade de dados disponíveis do modelo omnichannel, fica muito mais fácil identificar exatamente o que está funcionando e o que não está. Com acesso a esses dados, as marcas podem adaptar estratégias mais eficazes, pois terão insights mais profundos sobre quais canais estão proporcionando um ROI mais alto.

Será que o marketing omnichannel é adequado para minha empresa?

Podemos dizer que qualquer empresa que queira chamar a atenção dos consumidores deve ter um plano para executar as estratégias do marketing omnichannel.

Dito isso, é importante que, antes de sair criando perfis para o seu negócio em todos os canais possíveis, você planeje bem a estratégia e as ferramentas corretas primeiro. Assim, sua experiência na execução do marketing omnichannel será tão satisfatória quanto a experiência que você pretende oferecer aos clientes.

Aqui na D3B Marketing Digital, temos uma equipe especializada para te ajudar a implementar essa prática da melhor forma possível. Entre em contato conosco agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar a credibilidade da sua empresa no mercado.

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