Os 4 Ps do marketing digital

Os 4 Ps do marketing digital são um conceito muito importante. O antigo professor da Universidade de Harward, Neil Borden, foi o responsável pela criação do termo no ano de 1949.

Tratam-se de pilares básicos e indispensáveis para qualquer estratégia de marketing, apesar dos mais de 70 anos passados desde sua criação.

Esses pilares são variáveis controláveis e interdependentes, ou seja, é necessário que você pense neles de forma que possam gerar uma opinião única sobre sua marca.

Abaixo, veja do que se tratam esses pilares.

O primeiro dos 4 Ps do marketing: Produto

Quando falamos sobre produtos, não nos referimos apenas aos produtos físicos, mas sim qualquer coisa que você queira comercializar, seja ela física ou não.

É necessário explicitar, além do que é o seu produto, de que forma ele se diferencia dos demais.

É interessante que você faça uma pesquisa, entre em fóruns que tenham relação com o produto que você está pensando em anunciar, por exemplo, questione os membros sobre a possibilidade de compra em um cenário hipotético.

Outra coisa interessante a se fazer é pesquisar o que os clientes não gostam no seu concorrente, pois dessa forma você pode garantir que seu produto não tenha o mesmo problema.

Preço

O segundo dos 4 Ps do marketing é o preço de seu produto, é um fator muito importante importante. Não é interessante que você tenha prejuízo por oferecer um valor extremamente baixo. Ao mesmo tempo, se o preço for muito alto, seus clientes poderão se assustar.

É interessante que você avalie que tipo de coisas podem agregar valor ao seu produto. Caso seja um programa para edição de vídeos, por exemplo, você pode disponibilizar um tutorial de uso para quem adquiri-lo.

Defina qual seria o menor e o maior valor possível para a comercialização e quais são os preços oferecidos pelos concorrentes.

Praça

A praça é o terceiro dos 4 Ps do marketing, trata-se de onde você comercializa seu produto. No caso do marketing digital, pode ser feito via site, Facebook, Whatsapp, e-commerce etc.

É importante que você escolha o local onde seu cliente está. Se seu público é mais jovem, por exemplo, as chances deles estarem nas redes sociais é maior do que no caso de clientes idosos.

Assim como no caso do preço, é muito importante ficar de olho nos seus maiores concorrentes. Se o grande nome do seu setor está no Facebook, provavelmente é lá que você deveria estar também.

Promoção

O último dos 4 Ps do marketing diz respeito a como você vai anunciar seu produto. É importante que todos os outros Ps estejam devidamente definidos.

Aqui você deve ter em mente a persona do seu negócio antes de escolher a estratégia de marketing.

Entre essas estratégias temos o Inbound Marketing, SEO, e-mail marketing, entre outros.

Assim como na praça, é importante que você se atente onde seu público estar. Se o seu produto é destinado a adolescentes e jovens, anunciar no TikTok por exemplo, pode trazer ótimos resultados.

Quer saber mais sobre marketing digital? Entre em contato

Posts Relacionados