Otimização para motores de busca

SEO é a sigla para Searching Engine Optimization, que em português significa otimização para motores de busca.

Pois bem, como o próprio nome já diz, ele é importante para otimizar seus posts nos que diz respeito ao ranking dos aplicativos de busca.

Com certeza você já notou que, quando pesquisamos algo no Google, por exemplo, acabamos dando mais atenção para os primeiros resultados, é nesse quesito que o SEO pode te ajudar a alavancar os resultados de sua empresa.

O SEO é o conjunto de vários tipos de estratégia para melhorar o posicionamento do seu site nos principais mecanismos de busca.

Caso você já tenha conhecimento da área, deve estar se perguntando, provavelmente, qual a diferença entre SEO e SEM.

O SEM, sigla para Searching Engine Marketing, inclui todas as estratégias de marketing disponíveis, inclusive links patrocinados.

No caso do SEO, o rankeamento acontece de forma orgânica, gratuita.

Quais os fatores levados em conta para a otimização para motores de busca?

Quando o assunto é otimização para motores de busca, vários detalhes contam. Alguns desses fatores são:

  • Responsividade: O mercado mobile é o segmento com maior crescimento no mundo todo, portanto, cada vez mais pessoas acessam a internet diretamente do celular ou tablet. Justamente por isso, sua página deve ser responsiva, ou seja, ter uma versão mobile disponível,
  • Qualidade de conteúdo: seja qual for o assunto pelo qual você está pesquisando, provavelmente você encontrará múltiplas páginas a respeito na internet. Justamente por isso, é muito importante que seu conteúdo seja apresentado de maneira coerente e original. Plágio além de ser crime, não é bem visto pelos mecanismos de pesquisa.
  • Performance da página: mecanismos de busca prezam pela boa experiência do usuário, por isso, páginas com carregamento rápido tendem a ranquear melhor. O Google, por exemplo, penaliza sites que levam mais de 2 segundos para carregar em uma conexão normal de internet, por isso esse ponto também é muito importante.
  • Backlinks: é quando o link de sua página aparece em artigos de outras páginas de autoridade. Além de trazer mais confiança para seu público, isso aumenta a chance de ser bem ranqueado nas pesquisas.
  • Boa escolha de palavras-chave: as palavras-chave são muito importantes quando o assunto é ranquear um texto no Google ou em outro mecanismo de pesquisa. Isso ocorre devido ao fato de que é através dela que seu texto será encontrado. Existem dois tipos de palavras-chave, as chamadas Long Tail e Head Tail.

Os tipos de palavra-chave

  1. Head Tail: São as palavras ou frases-chave consideradas curtas, com uma ou duas palavras. Embora sejam as mais buscadas, são também as que mais apresentam concorrência, por isso nem sempre são a melhor opção.
  2. Long Tail: Como o nome já diz, são as frase-chaves mais longas e específicas, embora sejam menos pesquisadas, elas possuem uma concorrência muito menor.

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