Por que ter uma loja virtual?

O acesso e compras em loja virtual têm aumentado constantemente ao longo dos anos, devido a mudança no comportamento do consumidor. Durante a quarentena, o comportamento mudou ainda mais.

Sem a opção das lojas físicas, houve aumento nas compras online. Após o término da crise, contudo, esses hábitos serão mantidos, o que pode levar a mudanças decisivas no comportamento de consumo.

De acordo com o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, a crise do coronavírus fez com que a transformação digital do varejo se tornasse prioridade para poder manter os negócios em operação:

“Os consumidores estão cientes do risco de contaminação ao sair de casa e, por isso, ainda que saiam às ruas para comprar itens essenciais, têm apresentado um comportamento mais digital, usando apps para compra e pagamento, por exemplo”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.

O estudo mostra que 61% dos consumidores que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras online devido ao isolamento social. Em 46% dos casos, esse aumento de compras foi superior a 50%. Fonte: E-commerce Brasil

Loja virtural

O que é e quais os tipos?

O E-commerce ou loja virtual é definido como qualquer transação comercial (compra e venda) feita pela internet com a ajuda de eletrônicos, mas quais são os tipos dele? Pode ser de três tipos:

1 – B2B que é voltado para negócios Business to Business (negócio entre empresas);
2 – B2C negócios ou Business to Consumer (negócio voltado para o cliente final);
3 – C2C sendo o Consumer to Consumer (são os sites, ou aplicativos que qualquer pessoa física possa cadastrar produtos e vender, um bom exemplo é a OLX). 

Os benefícios da loja virtual

A loja virtual traz muitos benefícios para sua empresa, segue a lista que fizemos:

  • oferecer suporte com atendimento 24 horas para os seus clientes por meio dos Chats, assim o cliente consegue um contato direto e rápido;
  • mais rapidez e comodidade para o seu cliente, desta maneira é possível fazer compras no conforto de casa;
  • dar a oportunidade ao seu cliente de acompanhar o andamento da compra, por exemplo, pagamentos, transporte, entrega;
  • não ter horário fixo para comprar, podendo comprar a qualquer horário, sendo assim não depende de horário de funcionamento comercial;
  • ter todos os produtos nos catálogos, consequentemente ficam à mostra o tempo todo;
  • economia de tempo e transporte, já que não precisam se deslocar até as lojas;
  • redução do custo operacional;
  • facilidade na transmissão de informações sobre produtos e marca.

Plataformas

Escolher uma boa plataforma para a sua loja virtual é essencial. É indicado ter uma plataforma que solucione os problemas dos seus clientes, tendo também a customização do layout e melhor ainda se tiver como ter integração da loja com outros Softwares, por exemplo. Além disso, é fundamental que o seu cliente tenha uma ótima experiência de uso.

Temos opções de duas plataformas para e-commerce, a  Open Source e a Saas. A primeira é uma plataforma que possui o código do Software aberto, então você tem acesso completo podendo “customizar”, mas precisa de um operador para te auxiliar, manusear, customizar e manter a plataforma.

Já a plataforma Saas (“Software as a Service” em inglês), oferece a oportunidade de criar e administrar de forma mais simples e prática. Todas as manutenções e atualizações são feitas pela agência responsável pela plataforma, sendo um serviço pago.

Métodos de pagamento

Outro ponto importante para a loja virtual são os métodos de pagamento, por ser online é esperado pelo consumidor, várias formas de pagamento.

As três mais usadas, por exemplo, são os Intermediadores de Pagamento, Gateway de Pagamento e Integração Direta com a adquirente. Os intermediadores de pagamento fazem a gestão de riscos, mas verificam se há fraudes no pagamento, para não acarretar prejuízos gerando uma taxa fixa por transação.

Os intermediadores geralmente são cartão de débito e de crédito, boleto e transferência bancária ou carteira virtual. O Gateway de Pagamento interliga a loja virtual aos agentes financeiros.

Essa função, é feita de forma independente e automática, assumindo, assim, todos os riscos em relação ao pagamento. Com ele você pode oferecer ao seu cliente outras formas de pagamento, por exemplo, pagar em dois cartões de crédito e o dono da loja paga um valor fixo por um período.

E, por último, mas não menos importante temos a Integração Direta com a Adquirente, que é uma operadora de cartão ou instituição financeira responsável pelos pagamentos, cobrando uma taxa fixa por transação e deixando a responsabilidade de encontrar as fraudes nas mãos do dono da loja.

Depois de entender os principais pontos de como ter uma loja virtual, vamos com um passo a passo de como montar a sua.

1º Planejamento

Como já dito, o planejamento é de extrema importância para que seu e-commerce tenha sucesso e que tudo esteja em harmonia. Alguns itens essencias para o planejamento são, por exemplo:

  • nome da empresa;
  • segmento da empresa;
  • produtos da loja;
  • plataforma da loja virtual;
  • marketing da empresa;
  • estoque:
  • entregas;
  • capital de giro;
  • investimento;
  • funcionários;
  • dinheiro reserva.

2° Escolha a plataforma da loja virtual

Também já dito anteriormente, veja a melhor opção para o seu negócio e não se esqueça do planejamento.

3° Pagamento

Da mesma forma é importante ter em mente todos os imprevistos que possam acontecer e quanto está disposto a fazer.

4° Trabalhe muito

A internet é uma aliada, mas pode ser uma inimiga. Cada passo que der tem que ser de extremo cuidado e sempre pensando no lado positivo e negativo de cada coisa. O online se dissemina mais rápido.

5° Tenha conhecimento de tudo o que está acontecendo

Saiba tudo sobre sua empresa, cada coisa que acontece, cada erro ou acerto é essencial para que tenha a fluidez no negócio.

6° Estude

Quem não acompanha a tecnologia fica para trás, por isso, mantenha-se informado sobre tudo de novo que acontece no mundo digital. Isso pode ser um grande aliado.

Esperamos que tenha grande sucesso com sua loja virtual e alcance os resultados! Siga todas as dicas, assim você pode aumentar a sua chance de sucesso.

Artigo escrito por Deryck Araujo, Cofundador da Agência d3b

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