Qual a importância do marketing digital para o meu negócio?

Você já deve ter se perguntado “Qual a importância do marketing digital para o meu negócio?”. Em breve você irá descobrir… Todo mundo sabe que empreender no Brasil é muito difícil, ainda mais no cenário atual, que ficou ainda mais difícil por conta do corona vírus.

Em meio às mudanças do mundo, esses profissionais têm um papel fundamental de estar sempre se atualizando e criando novas estratégias para, então, trazer mais visibilidade mesmo diante dos novos desafios.

Na era em que estamos, de constante evolução do universo digital, você já deve ter ouvido falar sobre o marketing digital. Podemos dizer com propriedade que, se você não usa o marketing digital na sua empresa, está fadado a problemas muito maiores.

Marketing digital

O que é o marketing digital?

Afinal, o que é marketing digital e o que ele pode fazer para minha empresa? Vamos lá, não é um bicho de sete cabeças. O marketing digital nada mais é do que utilizar as ferramentas online para dar mais visibilidade ao seu empreendimento.

Existem até mesmo aqueles que dizem que marketing digital não existe, na verdade, é só o marketing que já conhecemos, apenas aplicado no digital. No entanto, isso não é verdade, o marketing digital é um estilo único de marketing por estar diretamente ligado ao novo modo de comportamento do ser humano.

Como aplicar o marketing no meu negócio?

Bom, vou começar a falar sobre o que acontece muito no empreendedorismo brasileiro para que entenda melhor como ele pode ser aplicado na sua empresa.

Muitos empreendedores tentam fazer o próprio marketing, devido à facilidade de acesso de técnicas de vendas na internet. Entretanto, se não houver um conhecimento mais profundo sobre as ferramentas, estratégias e cada meio de comunicação online utilizado, pode ser um tempo mal investido. Isso, devido à rapidez na qual a internet muda.

Por isso, a missão do especialista em marketing digital é acompanhar cada passo das pessoas na internet, com base no comportamento, desta forma será possível desenvolver a estratégia mais assertiva. Após isso é necessário analisar dados, resultados e otimizá-los, para que aquela persona se torne um cliente!

Para entender melhor o Marketing Digital, você precisa entender melhor o profissional que trabalha com isso. Dentro de cada estratégia terão diferentes profissionais envolvidos no projeto para que o objetivo seja alcançado. Através do marketing digital, hoje, as redes sociais são para relacionamento, então, caso você queira utilizar o Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e etc, você precisa se relacionar e ninguém melhor que um Social Mídia para esse trabalho. Ele precisa estar por dentro de todos os assuntos discutidos nas redes sociais, analisar o público que se envolve com a sua marca, criar um objetivo para cada post que será publicado, um planejamento de acordo com a necessidade.

Como vender na internet?

Mas, e vender? Como faço para vender na internet, se nas redes sociais já não é o caminho?

É ai que entram outras ferramentas e mais profissionais para entender o que sua marca precisa. Ele irá analisar tudo. Precisa de um site? Programador, precisa de um blog? Um redator.

Um método muito utilizado para campanhas, é o famoso funil de vendas, mas para atender as necessidades das empresas na era da internet, foram feitas algumas modificações para que o objetivo seja alcançado de forma que o tempo e dinheiro investido sejam aproveitados 100%.

Com o funil de vendas você direciona a estratégia de acordo com as etapas do funil para levá-lo a conversão. Por exemplo, criação de conteúdos em blogs para que, quem se interessa pelo assunto, possivelmente pode se tornar cliente.

Você pode estar confuso nesse momento, supondo que precisa contratar várias pessoas, mas calma, basta pesquisar por alguma agência que faça esse trabalho. O investimento no serviço vai ser bem mais barato e hoje em dia as equipes são bem completas para criar um conteúdo de qualidade.

Voltando a falar de Marketing Digital e vendas. O básico, hoje, para que a sua empresa tenha alguma relevância, é ter um blog e nele criar conteúdo que converse com suas redes sociais e qualquer outro meio de comunicação dentro do digital.

Afinal, quando uma pessoa tem uma dúvida sobre um assunto, ela provavelmente pesquisará no Google, quanto mais dúvidas sobre o assunto ela conseguir tirar em um único blog, ela vai procurar quem fez aquele conteúdo, pesquisar mais a fundo, para então reconhecer a marca. Vender é apenas a consequência de uma grande construção da estratégia.

Exemplo do marketing digital

Vamos a um exemplo de um marketing básico na internet. Imagine que você decide perder algumas calorias, mas trabalha muito e só tem algumas horas para se exercitar.

Você imediatamente procura algo como “Como perder peso tendo pouco tempo” ou “Exercícios rápidos em casa”, logo você encontrará inúmeras páginas no Google com vários artigos relacionados ao assunto, mas você se depara com o artigo perfeito e no próprio blog encontra outros artigos semelhantes.

Se inteirando mais do assunto, você se depara com um deles que fala sobre equipamentos para se ter em casa, procura por quem escreveu os artigos,  procura as redes sociais para seguir e ver dicas rápidas. Depois de um tempo consumindo os conteúdos, você se vê interessada nos produtos utilizados nos vídeos, fotos e artigos nas dicas de como utilizar e decide então adquirir um produto daquela marca.

Tudo aquilo teve uma estratégia utilizando o Marketing Digital, pois além de vender no final da jornada, fez com que o relacionamento com o consumidor fosse maior, pois teve uma entrega de conteúdo rico em conhecimento.

Isso faz com que o cliente se interesse mais do que se fosse um brinde ou desconto. Além disso, podem aparecer campanhas dentro do próprio Google. São várias possibilidades de alcançar seu público na internet com o marketing digital, agregando muitos benefícios ao seu negócio, por isso ele é indispensável para o sucesso.

Entendeu a importância do marketing digital para o seu negócio? Espero que sim!  Deixe seu comentário aqui e confira mais conteúdos disponíveis no nosso blog!

Artigo escrito por Douglas Donegá, Cofundador da Agência d3b

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