Em 2021, o marketing digital obteve crescimento de mais de 60% em comparação ao mesmo período de 2020.
Contudo, mesmo com o retorno das vendas e demais atividades presenciais, o setor do Marketing Digital deve continuar crescendo em 2022.
Veja quais são as principais tendências do Marketing Digital em 2022, segundo os especialistas.
Omnichanel
O Omnichanel é uma estratégia que visa a integração de todos os canais de comunicação de uma mesma empresa.
Nessa estratégia o cliente é visto como o centro de todo o universo, por isso, o foco é otimizar ao máximo a experiência dele em seus canais.
A estratégia de Omnichanel, acontece quando as características de determinada loja física, está presente também no site da empresa e nas redes sociais, por exemplo.
A integração entre todas as plataformas é indispensável, vamos supor que um determinado cliente adquira um produto no seu site e receba em casa, por exemplo, na estratégia de Omnichanel, ele poderá realizar a troca do produto em qualquer loja física.
Chatbots
Apesar de não serem uma novidade, os chatbots estão entre as principais tendências do marketing digital em 2022
Essas ferramentas tornam possível um atendimento 24hrs, além de poderem contar com inteligência artificial, o que ocasionará cada vez mais respostas assertivas.
Contudo, antes de iniciar a utilização de um chatbot, é necessário que se conheça a persona e suas dores.
Pesquisas por voz
Durante a pandemia de COVID-19, o uso de pesquisa por voz aumentou 47% no Brasil, segundo as pesquisas.
Por conta da facilidade que esse tipo de ferramenta oferece, essa tendência continuará em alta no ano de 2022.
Dois exemplos muito comuns desse tipo de ferramenta são a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple.
Vendas através das redes sociais
Embora seja uma prática já existente, as vendas através de redes sociais tendem a continuar sendo uma das tendências do marketing digital.
Isso acontecerá pois, essas plataformas possibilitam uma maior interação entre clientes e empresas, além de possibilitar que o cliente faça sua compra de forma mais fácil, melhorando a experiência de compra.
Marketing Interativo
Essa é outra estratégia que já faz parte das tendências do marketing digital e que tende a continuar em alta em 2022.
O marketing interativo promove uma experiência única para os usuários, uma forma de imersão. Esse tipo de marketing pode ser feito através de infográficos e quizzes, por exemplo.
Em suma, o marketing interativo tem o objetivo de incentivar a interação do cliente com seu negócio.
Quer começar o ano inovando em suas estratégias de marketing e alavancando seus resultados? Entre em contato com a gente e saiba como.