Tráfego web: o que é e como fazer

O tráfego web nada mais é do que as pessoas que acessam sua página, os dados que são enviados e recebidos. Ele é fundamental para o sucesso de seu negócio, afinal de contas, não adianta ter a melhor página do mundo se ninguém visitar.

É importante saber que a quantidade de tráfego não depende apenas do conteúdo postado, mas sim de toda uma estratégia montada pensando na sua persona.

Podemos dividir o tráfego em 6 tipos, orgânico, pago, de referência, direto, social e de e-mail marketing, abaixo detalharemos um pouco mais sobre cada um desses tipos.

Tipos de tráfego web

Orgânico: Sabe quando você faz uma pesquisa e acaba caindo em uma página não patrocinada? Esse é o tráfego orgânico! Basicamente se refere aos acessos que ocorrem sem que o dono da página impulsione o conteúdo. Mas para que isso aconteça, leva um tempo, e é necessário que seja feito um conteúdo de qualidade.

Pago: É o oposto do tráfego orgânico. Nesse tipo de tráfego o proprietário da página paga para que ela receba mais acessos. Isso faz com que você veja os resultados mais rapidamente.

De referência: Esse tipo de tráfego web acontece, como o nome já diz, quando seu link é referenciado em uma página externa (backlink).

Além de aumentar as possibilidades de acesso, isso faz com que o Google enxergue sua página como uma especialista no assunto, o que para o marketing digital, é extremamente vantajoso. Por isso, procure por parcerias com sites que tenham relação com o seu.

Direto: O tráfego direto acontece quando a URL para seu site é digitada pelo usuário, portanto, o acesso não pode ser intermediado por outras ferramentas ou páginas.

Social: O tráfego social é quando os visitantes chegam ao seu site por meio dos links compartilhados nas redes sociais. Redes como Facebook, Twitter ou Instagram, por exemplo.

De email marketing: Esse tipo de tráfego digital, gerado através do fluxo de e-mails enviado para seus leads, não é considerado por ferramentas de SEO, porém são os que mais geram retornos, já que se trata de uma comunicação mais pessoal com o seu público.

Gerando estratégias de tráfego.

Agora você já sabe o que é tráfego web e em quais tipos ele é divido, mas quais são as melhores estratégias para gerar tráfego na sua página? Veja abaixo:

Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo é muito importante para o crescimento de sua página.

Conteúdos originais e de qualidade são essenciais para qualquer negócio, e a melhor forma de conseguir isso é através de uma boa equipe de marketing.

SEO: A otimização para mecanismos de busca é essencial, pois é através dela que sua página terá chances de aparecer entre as primeiras sugeridas pelo Google.

Campanhas de anúncio: Ao investir em anúncios para sua página, você estará aumentando a divulgação da mesma, e consequentemente, aumentando o tráfego. Mas lembre-se, é importante investir em anúncios bem feitos.

Redes sociais: As redes sociais crescem a cada dia, justamente por isso elas são muito importantes para gerar tráfego digital. Ao criar um perfil ativo e interessante nas redes, você estará aumentando as chances de que sua empresa seja vista.

Crie conteúdos de qualidade e atrativos, e inclua nesse conteúdo links de direcionamento para sua página.

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