Postado por: Agência d3b

Marketing Digital Básico para iniciantes

marketing digital

Para quem está começando no meio digital, o marketing pode parecer difícil, mas a Equipe D3B está aqui para mostrar que não é um bicho de sete cabeças. Este artigo servirá de guia básico para quem está começando, então de início, o que você precisa é desmistificar o senso comum sobre o Marketing Digital, onde ele só gira em torno das mídias sociais. Há inúmeras ferramentas para se utilizar e você vai vê-las ao longo deste guia básico de Marketing Digital.

Público Alvo 

Muito importante, pois com base nele você vai traçar as metas e estratégias. 

Como consigo o público alvo? Por meio de pesquisas na hora que o consumidor efetuar uma compra, cadastros, formulários de satisfação e etc. Por meio deles você extrai idade, gênero, classe social, faixa salarial e etc.

Persona

É muito confundido com Público Alvo, mas a Persona é como uma personagem que você cria. Por exemplo, se você tem nas pesquisas da sua empresa, homens de 36 anos de classe B, pode criar uma Persona tendo isso como base.

Funil de Vendas

Com o Público ou Persona traçados, você pode criar uma estratégia utilizando um funil de vendas, mas primeiro você precisa fazer a captação de Leads que pode ser por uma Landing Page, CTA ou Blog.

Landing Page

 É uma página na qual você tem informações ou oferece algum conteúdo (podendo ser um ebook, uma amostra de produto e afins) para captar Leads para o seu Funil de vendas. 

CTA

É abreviação de Call To Action (Chamada de Ação). Já viu aqueles pop-ups em algum site pedindo para você colocar o email? Geralmente alguns deles tem um CTA do tipo “Compre Agora” ou “Inscreva-se”. 

Lead

Podemos chamar de Lead as pessoas que se interessaram na sua empresa ou produto de alguma forma. Sendo então uma oportunidade de venda. Também tem o Lead Form do Facebook, uma maneira diferente de captar leads, pois está dentro de uma mídia social.

Blog

No blog você constrói um canal com informação relevante, pois assim o Google entende que seu conteúdo relacionado a determinado assunto é a resposta das dúvidas sobre aquilo. É possível até mesmo estar na primeira página com um SEO bem utilizado.

SEO

Abreviação de Search Engine Optimization (Motor de Otimização de Busca), é o responsável por buscar por os resultados de pesquisas. Ele é quem coloca um artigo ou site na página do Google por relevância no assunto abordado, por isso é muito importante prestar a atenção nas palavras que utiliza em relação ao tema.

Com esses termos já é mais fácil estudar mais sobre Marketing Digital e ter pelo menos um conhecimento básico sobre assunto e poder aplicar aos poucos na sua empresa.

Acompanhe mais conteúdo pelas nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Posts Relacionados