Postado por: Agência d3b

Inbound marketing: conheça os benefícios para o seu negócio

O inbound marketing nada mais é que um conjunto de estratégias baseadas na criação e no compartilhamento de conteúdos relevantes para um público-alvo, gerando assim, uma relação saudável entre a marca e seus consumidores em potencial. 

Explicando de uma forma resumida, o inbound é uma estratégia na qual os clientes vêm até a sua empresa, através da mensagem que você passa a eles. O conteúdo que geralmente é compartilhado nessa estratégia tem caráter informativo e ajuda os consumidores a solucionar um problema ou sanar uma dúvida.

Por esses motivos, o inbound marketing também passou a ser conhecido como Marketing de Atração ou Novo Marketing.

Como surgiu o inbound marketing? 

É comum que as pessoas se perguntem como surgiu o inbound marketing ou quando foi que as marcas entenderam que para vender mais era preciso criar um relacionamento próximo com seus clientes, e a resposta é simples: esse tipo de estratégia vem sendo praticado há anos, mesmo que inconscientemente. 

Acredita-se que os princípios sobre o marketing de permissão surgiram a partir do livro “Permission Marketing, escrito por Seth Godin, em 1999. Apesar do termo ter sido utilizado no livro, quem ajudou a disseminar o conceito foi Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot. 

Uma pesquisa mais aprofundada nos mostra a ideia de que o inbound marketing surgiu em paralelo ao marketing digital e a da relação entre o consumidor e a comunicação online feita pelas empresas.

Antigamente, o consumidor não tinha controle sobre os conteúdos que desejava consumir, mas na internet, isso mudou e agora ele tem liberdade para escolher os canais que quer acessar, os conteúdos que quer ter contato, o formato do conteúdo e muito mais.

A partir dessa mudança de comportamento dos consumidores, o marketing teve que se reinventar e passar a ser como um imã de compradores através do seu conteúdo relevante publicado.

As principais características do marketing de atração

Pensando que o inbound marketing é focado em oferecer um conteúdo de qualidade para seu público e criar um relacionamento próximo com eles, é de se esperar que as suas principais características sejam as seguintes:

  • Continuidade no conteúdo divulgado

Ao invés de invadir a tela das pessoas com conteúdos irrelevantes e interrompê-las em suas jornadas dentro da internet, o inbound transmite a mensagem da marca de forma contínua e nos momentos oportunos.

Esse tipo de conteúdo divulgado só chega até as pessoas se elas procurarem por ele.

  • Comunicação entre cliente e marca feita de forma aberta

A marca precisa estar alinhada com o seu público alvo para que a troca entre os dois seja aberta, eficiente e constante. 

Mais do que falar somente uma vez com seu cliente, é preciso que você mantenha essa comunicação ativa e interessante por um longo período.

  • Gerar maior engajamento através dos conteúdos publicados

O relacionamento de confiança criado pela sua comunicação e pela criação de valor da marca, sem interrupções, garante maior engajamento com o seu público.

E vale ressaltar que, o bom engajamento não é medido pela quantidade de curtidas ou novos seguidores que a sua marca recebe

Ele é medido através dos compartilhamentos do seu conteúdo, dos cliques no seu site e dos comentários feitos a respeito do seu produto.

Os principais benefícios do inbound marketing para sua empresa

Se você ainda está em dúvidas se o inbound marketing irá trazer benefícios para o seu negócio, é hora de saná-las.

Conheça abaixo os principais benefícios que o inbound pode trazer para a sua empresa: 

  • Alcance do público-alvo

Um conteúdo bem produzido dentro das estratégias de marketing garante que o público-alvo tenha mais interesse em entrar em contato com a mensagem da sua empresa.

Uma pesquisa feita pela Content Trends, em 2017, revelou que, as empresas que utilizam do marketing de atração, conseguem alcançar 2.2x mais visitas em seus conteúdos em relação aos negócios que não fazem uso dele.

Isso se dá porque o seu conteúdo irá atrair e tirar dúvidas de pessoas que estão buscando por ele e que mostram um grande potencial de compra. 

O inbound tem como principal característica a atração de leads (futuros compradores) de qualidade, pois os conteúdos publicados devem atingir aqueles que estão buscando pelo seu produto e não qualquer tipo de pessoa. 

  • Maior poder de persuasão

Os conteúdos criados para inbound marketing possuem mais poder de persuasão, pois são criados a partir de informações sólidas. 

Durante o processo de inbound, o público alvo é atraído através do tipo de conteúdo que ele precisa para fechar a compra, por isso o poder de convencimento da marca fica tão forte. 

Nutrir o público-alvo com conteúdo relevante garante que eles ficarão encantados com seus produtos e serviços e que terão mais vontade de adquiri-los.

Tendo isso em mente, é preciso que você crie um relacionamento saudável com seus leads, para que a decisão de compra seja algo natural para eles.

  • Maior proximidade com o público-alvo

Como o marketing de atração consiste em informar o público ao invés de forçá-lo a comprar algo, é normal que a relação da empresa com a persona seja mais próxima. 

Depois de criada essa relação de confiança entre negócio e público, é comum que os compradores fiquem mais dispostos a ouvir as recomendações feitas pela marca e a adquirir seus produtos.

  • Ciclo de vendas mais curto e eficiente 

Como você deve saber, o ciclo de venda é o tempo que o seu negócio gasta entre o contato inicial do cliente até o momento do fechamento da venda, levando em consideração todas as etapas da jornada.

Quanto mais tempo você leva para converter os seus leads em clientes, maior será o seu ciclo de venda, o que também significa que você terá mais gastos.

Um dos maiores benefícios que o inbound é capaz de trazer para o seu negócio é justamente a diminuição do tempo necessário para o seu cliente efetuar a compra.

Essa diminuição acontece justamente por conta do seu conteúdo relevante e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelas estratégias do funil de vendas e os coloca mais rapidamente dentro da etapa de decisão de compra

Para ser mais específico, 50,4% das empresas que investem em inbound marketing conseguem vender o seu produto em menos de 30 dias. 

  • Diminuição de custos sobre seus negócios

Além de promover uma diminuição de custos de aquisição, o inbound marketing costuma ser mais barato do que as soluções do marketing tradicional.

Esse tipo de redução de custos nas estratégias, não faz com que o seu negócio perca qualidade ou tenha menos resultado com os anúncios, ele é apenas uma forma mais eficiente de se investir.

  • Aumento do ticket médio 

O inbound possui todas as ferramentas necessárias para te ajudar a nutrir seus leads de conteúdo e acompanhá-los de perto, antes de oferecer um serviço ou um produto para ele.

Essas ferramentas garantem mais informação aos possíveis compradores, gerando assim, mais confiança para os mesmos efetuarem a compra.  

Esse tipo de marketing, além de te ajudar a vender mais e melhor, também garante que você não corra risco de perder a venda tentando ofertar o seu produto antes da hora e de forma muito direta. 

Levando tudo isso, sempre deixe o seu lead bem informado durante o processo de educação, para conseguir um aumento do seu ticket médio.

Uma estratégia de inbound bem feita pode transformar seu negócio

Fora os seis benefícios que citamos acima, existem alguns outros dados sobre o marketing de atração que podem te convencer de que ele é uma boa opção para a sua empresa, confira:

  • 69,4% dos compradores hoje em dia descobrem as lojas virtuais através das redes sociais;
  • Os compradores que utilizam as redes sociais tem mais poder de compra do que aqueles que não usam, ou seja, são sempre clientes em potencial;
  • 92% dos profissionais de marketing garantem que, estar em evidência nas redes sociais geram mais lucros para os seus negócios;
  • 58,7% dos clientes já fizeram uma compra influenciados por e-mail marketing; 
  • Lojas virtuais que investem em SEO e inbound marketing são muito mais visibilizadas do que as que não investem.

Com tantos dados e benefícios citados sobre o inbound marketing, é impossível que você tenha dúvidas do por que escolhê-lo para a sua empresa. 

Mas cuidado: apesar do inbound marketing ser uma boa alternativa, é preciso que a sua estratégia seja concreta e que seu planejamento seja efetivo, pois se eles forem de baixa qualidade, dificilmente trarão resultados positivos.

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