Postado por: Agência d3b

Conheça a escola de tecnologia sem professores nem aulas teóricas

A Escola 42 é um local em que o aprendizado é conduzido pelos próprios alunos e o foco é em ensino gratuito de tecnologia.

Um local em que o aprendizado é conduzido pelos próprios alunos. Essa é a proposta da Escola 42, instituição francesa que, no ano passado, inaugurou sua sede paulistana. Além de São Paulo, a 42, como é apelidada, também está no Rio de Janeiro.

O foco é em ensino gratuito de tecnologia, e no currículo estão temas como desenvolvimento, inteligência artificial e algoritmos. Não há aulas teóricas nem professores. Os estudantes, que têm diferentes níveis de conhecimento sobre a temática (já que não se exige experiência prévia), precisam superar desafios. E vão aprendendo na prática, testando soluções e conversando com os colegas até cumprir as tarefas propostas.

“Desde o início o aluno é estimulado a se virar. Como os desafios são exigentes, essa dinâmica faz com que naturalmente eles peçam ajuda, e assim começa a colaboração”, diz Guilherme Decourt, sócio da 42 no Brasil. Para criar laços, é importante um ambiente que incentive as trocas. “As mesas são estreitas e os alunos ficam próximos. As telas são intercaladas para eles interagirem com o colega ao lado e com o grupo à sua frente”, afirma

Qualquer um que tenha mais de 18 anos pode se inscrever para entrar na instituição. Hoje, na primeira turma de São Paulo, são 128 pessoas: 72% nunca programaram, 25% são moradores da periferia e 23% são mulheres. “Queremos criar um impacto por meio da formação profissional de alta qualidade e esperamos que nossa inovação educacional possa inspirar a criação de outros modelos pelo país”, diz Guilherme.

(Foto: Omar Paixão/VOCÊ S/A)
Foto: Omar Paixão/VOCÊ S/A

Por: Elisa Tozzi
Fonte:
https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/conheca-a-escola-de-tecnologia-sem-professores-nem-aulas-teoricas/